Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Washington State University | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulista University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Kátia Isicawa de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Madruga, Clarice Sandi | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, André Constantino | - |
Autor(es): dc.creator | Smith, Crystal | - |
Autor(es): dc.creator | Apolinário, Gleuda Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Godoy Filho, Guilherme Sabino de | - |
Autor(es): dc.creator | Guirado, Lucas Roncati | - |
Autor(es): dc.creator | Kurlander, Pablo Andres | - |
Autor(es): dc.creator | McPherson, Sterling | - |
Autor(es): dc.creator | Laranjeira, Ronaldo Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.josat.2024.209374 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304012 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The Therapeutic Community Model narrows the gap in substance use disorder's network of assistance in Brazil by offering residential treatment to socially vulnerable populations. Due to a historical lack of evidence-based approaches, the government has established treatment guidelines and has been trying to implement training and monitoring methods. Method: This study analysed real-world data from the monitoring system implemented in the largest network of institutions receiving public funds in the State of Sao Paulo. Data came from 8109 records of individuals admitted between 2014 and 2016 in 48 institutions. Results: Results showed that less than half of the sample was exposed to at least one therapeutic activity from each of the recreational, spiritual, educational and selfcare intervention domains, as proposed by the national guidelines. Social rehabilitation outcome (SRO) defined by housing and self-support at discharge was reported by 21 % of the sample, who stayed in residential treatment for 82.6 days in average. More than half completed the therapeutic programme while 27.3 % dropout. Treatment duration and the diversity of the interventions offered were significantly associated with SRO when mutually adjusted. Chances of SRO increased nearly 5 times when residents were offered the full range of intervention domains, even when controlling for treatment duration. Treatment duration increased chances of SRO in a dose-response manner with a threefold increase for stays up to 90 days and over 9 times for stays longer than 90 days. Conclusion: Our findings offer evidence to promote treatment guidelines compliance and to pave the way for the implementation of monitoring systems for this modality of treatment in Brazil and abroad. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychiatry Federal University of São Paulo, 740, Street Botucatu | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychiatry Federal University of São Paulo and SPDM (Associação Paulista de Desenvolvimento da Medicina), 740, Street Botucatu | - |
Descrição: dc.description | Department of Community and Behavioral Health Elson S. Floyd College of Medicine Washington State University, 412 E Spokane Falls Blvd | - |
Descrição: dc.description | Department of Sociology Social Science School. São Paulo University, 315, Professor Luciano Gualberto Avenue, Butantã, SP | - |
Descrição: dc.description | Psychologist School Paulista University, 280, Comendador Enzo Ferrari Avenue, Swift, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Collective Health Medical School São Paulo State University, Professor Montenegro Avenue, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Collective Health Medical School São Paulo State University, Professor Montenegro Avenue, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Substance Use and Addiction Treatment | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crack cocaine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Substance use disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Therapeutic community | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treatment intervention | - |
Título: dc.title | Intervention diversity predicts social rehabilitation indicators at discharge in Therapeutic Communities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: