Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Norte Tocantins UFNT | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, Jose Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Gustavo Cunha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:51:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:51:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304003 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this article is to discuss problems that affect the Brazilian society and the contemporary education from an inclusive perspective, as well as to discuss possibilities for better addressing the determinants related to teacher training. This is a qualitative research on the subject, based on the descriptors inclusive education, integral education, educational inequality, educational policies and teacher training in the SciELO Database - Scientific Electronic Library Online - and in the BDTD - Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, we selected the texts that are closest to the ideas listed above to define the article. We then established that in addition to the specificity of the pedagogical treatment of students with disabilities, an inclusive education process in the Brazilian reality requires considering the cultural diversity and uniqueness of the students included by the granting of the vacancy previously denied, but without guarantee of permanence in a condition of effective learning, coexisting with several intervening factors that can cause any situations outside of a predicted standard to be treated as a deviation, as a problem of the student, and not a political-pedagogical challenge for the school. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Dept Didat & Programa Posgrad Educ, Marilia Campus,Ave Hygino Muzzi Filho 737, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Norte Tocantins UFNT, Araguaina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Dept Didat & Programa Posgrad Educ, Marilia Campus,Ave Hygino Muzzi Filho 737, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 28 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Norte Tocantins-ufnt | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira De Educacao Do Campo-brazilian Journal Of Rural Education | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | integral education | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Título: dc.title | Integral and inclusive education in the Brazilian reality: challenges to be faced in teacher training | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: