Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | De Lima, Tamara | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Yoshie Ussami Ferrari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:49:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:49:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22825.088 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303958 | - |
Descrição: dc.description | There is a consensus that the appreciation of the teaching profession has a direct impact on improving the quality of teaching and public education. Thus, the aim of this article was to evaluate the implementation of teacher appreciation policies by Brazilian educational networks and systems, specifically those related to entry into the teaching profession, salary floor, and career plans. These three elements make up what is known as the constitutional tripod of teacher appreciation, but it has increasingly turned into a tripod of precarization. The study, of a qualitative approach, carried out a survey and analysis of official Basic Education data published by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), specifically the Statistical Synopses of Basic Education and the Report of the 4th Cycle of Monitoring the Goals of the National Education Plan (2014-2024). The results highlight advances in teacher appreciation policies, but they still face obstacles to effective implementation. | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Presidente Epitácio | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Presidente Prudente | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Presidente Prudente | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Praxis Educativa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Career plans | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entry into the teaching profession | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salary floor | - |
Título: dc.title | Teacher appreciation policies in Brazil: a promised and denied dream? | - |
Título: dc.title | Políticas de valorización del magisterio en Brasil: ¿sueño prometido y negado? | - |
Título: dc.title | Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: