
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Laval University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Tayama, Gabriel Toshiaki | - |
| Autor(es): dc.creator | Messaddeq, Sandra Helena | - |
| Autor(es): dc.creator | Santagneli, Silvia Helena | - |
| Autor(es): dc.creator | Messaddeq, Younes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:24:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:24:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1021/acs.macromol.3c00363 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303918 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303918 | - |
| Descrição: dc.description | The photopolymerization of aluminum-phosphate-silicate resins obtained from the hybrid sol-gel route for Vat photopolymerization (VPP) process was investigated. The printing parameters derived from Jacob’s work curve model, critical energy (Ec) and penetration depth (Dp), were determined as a function of laser power and MPTMS (silicate) concentration for materials with stoichiometry Si(x)-(Al + P)(1-x), 0 ≤ x ≤ 0.7. The kinetics of photopolymerization was further explored using steady- and unsteady-state photo-DSC experiments. The oxygen inhibition and primary termination had similar contributions to the polymerization process for all compositions, while the propagation and bimolecular termination constants increased with MPTMS concentration. These experimental results were used to test the validity of the Ec ∝ kt1/2/kp and Dp ∝ ϵ relationship derived from a photochemical model for VPP assuming steady-state kinetics. Both Ec ∝ (kt1/2/kp) and Dp ∝ ϵ may be used to predict critical energy and penetration values for an arbitrary resin without calculating its work curve function, according to our study. | - |
| Descrição: dc.description | Center for Optics Photonics and Lasers Laval University, 2375 de la Terrasse | - |
| Descrição: dc.description | Chemistry Institute of Araraquara Sao Paulo State University (UNESP), 55 Av. Prof. Francisco Degni, Sao Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Chemistry Institute of Araraquara Sao Paulo State University (UNESP), 55 Av. Prof. Francisco Degni, Sao Paulo | - |
| Formato: dc.format | 3891-3903 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Macromolecules | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Correlation between Critical Energy, Penetration Depth, and Photopolymerization Kinetics in Aluminum-Phosphate-Silicate Hybrid Materials for Vat Photopolymerization | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: