
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Estadual Norte Parana UENP | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Persicheto, Aline Juliana Oja | - |
| Autor(es): dc.creator | Argenti, Marcia Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:50:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:50:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/43.2023.23895 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303832 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303832 | - |
| Descrição: dc.description | Discussions on the teaching of reading and writing in the context of Early Childhood Education reveal different positions, indicating diversified practices that vary according to the theoretical concepts that underlie the pedagogical work in this school phase. This article presents part of a post-doctoral theoretical research developed between 2020 and 2022 that aimed to analyze the legal and scientific path of the process of consolidation of Early Childhood Education as part of Basic Education, in the last decade, as well as the construction of its identity as a systematized learning space, directed to the formation and development of the child, with emphasis on Literacy, Literacy and Ludicity practices. The main objective of the article is to discuss the concepts of literacy and literacy and the possibilities of exploring such processes in the universe of Early Childhood Education, through a pedagogical work that values play as the main activity of childhood. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Norte Parana UENP, Educ Ciencia, Jacarezinho, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias & Letras UNESP FCLAr, Estudos Infancia, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias & Letras UNESP FCLAr, Estudos Infancia, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 17 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Nove Julho | - |
| Relação: dc.relation | Dialogia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | child education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pedagogical practices | - |
| Título: dc.title | Dialogues on literacy and literacy in the universe of Early Childhood Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: