Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Western University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:25:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:25:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230290 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303794 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303794 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we discuss research involving the Arts carried out within the scope of the Graduate Program in Mathematics Education at Sao Paulo State University (PPGEM/UNESP). In the introduction, we state a conception of Arts, recognizing the philosophical problem surrounding the search for such a definition. In section 2, we present a literature review composed of 12 studies defended at PPGEM/UNESP (8 master's theses and 4 doctoral dissertations). These studies are classified into 4 main axes: Ethnomathematics, Geometry, Digital Mathematical Performance (DMP), and Other Perspectives. In section 3, we initially discuss research projects developed by professors at PPGEM/UNESP in which the Arts are the protagonists. Such projects have as their central perspectives the notions of DMP and Aesthetic Mathematical Experience. We specifically address issues in music production. We also discuss studies in which the Arts are explored through issues on digital videos/cinema and/or through emerging aesthetic elements in academic philosophical activity, mainly on the Philosophy of Difference. Based on the studies analyzed, in section 4 we reflect on the role of the Arts in teaching and learning mathematics and in research activity in Mathematics Education. We conclude that, although there are consolidated research trends on Arts in Mathematics Education and the studies developed at PPGEM/UNESP are significant in these consolidations, there is a need to develop more research on this topic, including those that explore other forms/languages, actions and views of the Arts in several school levels and ways of scientific productions. | - |
Descrição: dc.description | Western University | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto, SP | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetic Mathematical Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Mathematical Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
Título: dc.title | Research involving the Arts in the Graduate Program in Mathematics Education (PPGEM/UNESP) | - |
Título: dc.title | Pesquisas envolvendo Artes no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM/UNESP) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: