Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | North Carolina State University (NCSU) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcela Carneiro de | - |
Autor(es): dc.creator | de Lima, Mayara Travalini | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Pedro Henrique Esteves | - |
Autor(es): dc.creator | Luna, Stelio Pacca Loureiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:16:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:16:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.vaa.2024.06.010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303778 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303778 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To evaluate if students without training assess pain similarly to an expert, and to compare indications for analgesic intervention based on student opinions versus scale scoring. Study design: Prospective, blind, randomized, cross-sectional study. Animals: Video recordings of a bull, horse, cat, pig and sheep. Methods: First-year veterinary medicine students assessed one video of a horse (n = 44) and one video of a bull (n = 39). Third-year veterinary medicine students assessed one video of a cat (n = 23) and one video of a pig (n = 21). Fourth-year animal science students (n = 16) assessed one video of a sheep. The species assessed by different student classes were determined randomly. Students were unaware of animal history or existing pain assessment and decided whether they would provide analgesia according to their opinion. They then scored each video using species-specific validated pain scales. Scores were compared with those of a board-certified anesthesiologist (expert). Chi-square test was used to compare students and expert. Results: Students underestimated the expert's score by 8–20%, except for the horse. There was no difference between the analgesic indication according to the assessment of the expert (143/143, 100%) and students (141/143, 98.6%) considering the defined analgesic intervention threshold for each scale (p = 0.478). The indication for analgesic intervention according to students’ opinion (116/143, 81.1%) was lower than that according to their scale scores (141/143, 98.6%) (p < 0.0001). Conclusions and clinical relevance: Students tended to underestimate pain; however, they detected pain that requires analgesic intervention in animals similarly to an expert. The use of scales optimized the indication for providing analgesia when animals were experiencing pain that required analgesic intervention. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Department of Surgical Specialties and Anesthesiology Botucatu Medical School São Paulo State University (Unesp), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Population Health and Pathobiology College of Veterinary Medicine North Carolina State University (NCSU) | - |
Descrição: dc.description | Department of Veterinary Surgery and Animal Reproduction São Paulo State University (Unesp), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Surgical Specialties and Anesthesiology Botucatu Medical School São Paulo State University (Unesp), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Veterinary Surgery and Animal Reproduction São Paulo State University (Unesp), SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/12815-0 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 304701/2020-3 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.674152/2022-00 | - |
Formato: dc.format | 548-557 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Veterinary Anaesthesia and Analgesia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | acute postoperative pain | - |
Palavras-chave: dc.subject | analgesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | animal welfare | - |
Palavras-chave: dc.subject | pain measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | postoperative care | - |
Título: dc.title | The impact of using pain scales by untrained students on the decision to provide analgesia to multiple species | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: