Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Bianca O. I. | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Liliane S. | - |
Autor(es): dc.creator | Augusto, Milena M. | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Desiré D. D. | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Thaís Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | Pernambuco, Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:18:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:18:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s00455-023-10614-w | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303730 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303730 | - |
Descrição: dc.description | Analyzing fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing (FEES) is challenging and requires training to ensure the proficiency of health professionals and improve reliability. This scoping review aims to identify and map the available evidence on training health professionals to analyze FEES functional parameters. The method proposed by the Joanna Briggs Institute and the PRISMA-ScR guidelines were followed. The search was performed in MEDLINE, Cochrane Library, Embase, Web of Science, Scopus, CINAHL databases, and in the gray literature. Two blinded independent reviewers screened articles by title and abstract. Then, they read the full text of the included reports, considering the eligibility criteria. Data were extracted using a standardized form. Six studies met the established eligibility criteria, published between 2009 and 2022, with few participants. All these studies addressed training as part of the process to validate a rating scale. No standardized criteria were observed regarding the selection of experts and participants, training structure, and outcome measures to assess participants’ competence. The reviewed literature indicates that training must be developed to equip students and health professionals who treat dysphagia, enabling them to analyze the functional parameters of the FEES, considering variables that may influence the participants’ performance. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Decision and Health Models (PPGMDS/UFPB) Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I s/n, Conj. Pres. Castelo Branco III, PB | - |
Descrição: dc.description | Technological Innovation in Health Laboratory (LAIS/UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Av. Nilo Peçanha, 650, Petrópolis, RN | - |
Descrição: dc.description | Dysphagia Research and Rehabilitation Laboratory (LADis/UNESP) Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus I 737, Av. Hygino Muzzi Filho, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I s/n, Conj. Pres. Castelo Branco III, PB | - |
Descrição: dc.description | Dysphagia Research and Rehabilitation Laboratory (LADis/UNESP) Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus I 737, Av. Hygino Muzzi Filho, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | 198-207 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Dysphagia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deglutition disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endoscopy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swallowing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Título: dc.title | Training to Analyze Functional Parameters with Fiberoptic Endoscopic Evaluation of Swallowing: A Scoping Review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: