Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Lavras (UFLA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Vale Jequitinhonha e Mucuri | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Marques Filho, Aldir Carpes | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Murilo Battistuzzi | - |
Autor(es): dc.creator | de Medeiros, Simone Daniela Sartório | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Lucas Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Arthur Gabriel Caldas | - |
Autor(es): dc.creator | Lanças, Kléber Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:10:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:10:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s12355-024-01403-2 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303669 | - |
Descrição: dc.description | Sugarcane cultivation involves several operations with vehicle traffic. Tires for cargo vehicles are responsible for soil compaction, which is the main impact caused by machines in agriculture. Thus, the present research aimed to evaluate load wheelsets interaction on deformable and rigid running surfaces. We use three tire models used on transshipment vehicles to sugarcane crops, one road and two agricultures, described as p1, double road radial wheelset; p2, agricultural radial tire; and p3, bias ply tire. We adopted a completely randomized design with three replications, for the total contact area and punctual area claws. In the deformable surface, the resistance to soil penetration was verified. Road tires had the largest punctual contact area to the total area, the total area/punctual area ratio was 66.9% in double road radial tire (p1), 34.8% in agricultural radial tire (p2) and 54.8% in bias ply tire (p3). Road tires may be applicable in situations where traffic is controlled in the field; however, for areas where traffic control measures are not applied, the radial tire has better performance. In a deformable surface, the contact areas increase in relation to the rigid surface, this occurs due to the soil particles rearrangement, and this causes the compaction process. Higher soil penetration resistance was obtained by bias ply and road tires (p1 and p3), and their application must be careful in sugarcane crops, mainly under conditions of high soil moisture. | - |
Descrição: dc.description | Agricultural Engineering Department College of Engineering UFLA – Federal University of Lavras/MG, Campus Universitário, Cx. Postal 3037, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Cassilândia University Unit Agronomy Department Mato Grosso Do Sul State University - UEMS, 306 Road Km 6, Mato Grosso do Sul | - |
Descrição: dc.description | Statistic and Informatic Department Technological Center University of Santa Catarina - UFSC, Bairro Trindade, Santa Catarina | - |
Descrição: dc.description | Agricultural Engineering Department Federal University of Vale Jequitinhonha e Mucuri Campus Unaí, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Biosystems Engineering Department Federal University of Goiás, Campus Samambaia, Goiás | - |
Descrição: dc.description | Rural Engineering and Agricultural Mechanization Department College of Agricultural Sciences UNESP – São Paulo State University, Campus Lageado, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Rural Engineering and Agricultural Mechanization Department College of Agricultural Sciences UNESP – São Paulo State University, Campus Lageado, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 894-901 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sugar Tech | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cone index | - |
Palavras-chave: dc.subject | Footprint | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil compaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tire test | - |
Título: dc.title | Wheel–Ground Interaction Test for Sugarcane Cargo Transshipments | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: