Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Inst Fed Educ | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderley, Selma de Fatima | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Maria Valeria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:40:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:40:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.47456/simbitica.v10i3.37703 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303605 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303605 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to revisit the post-abolition period in order to describe the place of blacks with the establishment of the Republic and the challenge posed by the new developments in the national context regarding the role of blacks in the construction of national identity.It goes through the conceptions of racial theories, immigration policy and approaches how the inculcation and assimilation of the whitening ideals that marked the beginning of the twentieth century took place. | - |
Descrição: dc.description | Inst Fed Educ, Ciencia & Tecnol Sao Paulo, Campus Tupa, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Filosofia & Ciencias, ia, Campus Marilia, Botucatu, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Filosofia & Ciencias, ia, Campus Marilia, Botucatu, Brazil | - |
Formato: dc.format | 114-133 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Espirito Santo | - |
Relação: dc.relation | Simbiotica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | racial theories | - |
Palavras-chave: dc.subject | immigration | - |
Palavras-chave: dc.subject | whitening | - |
Palavras-chave: dc.subject | assimilation | - |
Título: dc.title | Theplace of blacks in the construction of national identity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: