Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CES University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad CES | - |
Autor(es): dc.creator | Rodríguez, A. | - |
Autor(es): dc.creator | Laverde, M. | - |
Autor(es): dc.creator | Rojas-Gualdrón, D. F. | - |
Autor(es): dc.creator | Cárdenas, J. M. | - |
Autor(es): dc.creator | Mejía, J. D. | - |
Autor(es): dc.creator | de Farias, A. L. | - |
Autor(es): dc.creator | Santos-Pinto, L. | - |
Autor(es): dc.creator | Restrepo, M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:15:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:15:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s40368-024-00923-5 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303492 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303492 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To assess levels of dental fear and anxiety (DFA) in children with and without Molar-Incisor Hypomineralisation (MIH) and dental caries lesions. Methods: In this cross-sectional observational study, 159 children between 8 and 12 years of age were included. For the evaluation of DFA, children responded to the validated version of the Children’s Fear Survey Schedule-Dental Subscale. MIH was assessed using the MIH Index. To evaluate the activity of dental caries lesions and dental caries experience, the Nyvad criterion and the dmft/DMFT index were used, respectively. Dental hypersensitivity was evaluated using air stimulation and a Visual Analogue Scale. The association between MIH and dental caries with DFA was assessed using the generalised linear model with Poisson family, identity link function and robust variance estimation. The significance level was set at 5%. Results: The mean DFA score was 28.3 (SD = 13.4) with scores ranging from 15 to 64. Amongst children presenting both MIH and dental caries, the perception of DFA was notably higher compared to those with either MIH or dental caries alone. The activity of caries lesion in patients with MIH also influenced DFA levels (diff: 18.6; 95% CI: 12.0–25.2; p < 0.001). Dental caries experience in the primary dentition also demonstrated statistical significance concerning DFA (95% CI: 0.8–13.3; p value = 0.027). Conclusion: Children with MIH exhibit higher levels of DFA than children without MIH. The experience of dental caries and the activity of caries lesions significantly influence the perception of DFA in children with MIH. | - |
Descrição: dc.description | Universidad CES | - |
Descrição: dc.description | Basic and Clinical Research Group in Dentistry School of Dentistry CES University | - |
Descrição: dc.description | School of Medicine CES University | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology Genetics Orthodontics and Pediatric Dentistry São Paulo State University (Unesp) Araraquara School of Dentistry, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Facultad de Odontología Universidad CES, Calle 10A #22-04 | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology Genetics Orthodontics and Pediatric Dentistry São Paulo State University (Unesp) Araraquara School of Dentistry, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 655-662 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | European Archives of Paediatric Dentistry | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behaviour | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental defects of enamel | - |
Título: dc.title | The level of dental fear and anxiety is higher in children with both severe Molar-Incisor Hypomineralisation and active dental caries lesions compared to children without these conditions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: