Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro de Estudos da Voz - CEV | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Diógenes | - |
Autor(es): dc.creator | Moreti, Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Behlau, Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:57:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:57:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20242023088en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303474 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303474 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To map the vocal risk in professional classical singers, analyzing their self-assessment of voice and self-perception of singing voice handicap and vocal fatigue. Methods: The study sample comprised of 52 professional classical choir singers, aged 31 to 72 years. They answered an online questionnaire in Google Forms, addressing their characterization, self-assessment of voice, the Voice Handicap Index-10 (VHI-10), Classical Singing Handicap Index (CSHI), and Vocal Fatigue Index (VFI). Results: The mean self-assessment of voice was between “Good” and “Very good” (1.2). The mean total VHI-10 score was 1.35, which is below the cutoff. The mean total CSHI score was 10.04. The mean total VFI score was 10.83, near the cutoff value. Classical singers who use their voice to give examples to students in their classes had higher scores in VHI-10 (p = 0.013), VFI voice restriction (p = 0.011), and VFI total score (p = 0.015). Besides, classical singers who already visited a Speech-Language Pathologist for voice problems had higher scores in VFI voice restriction (p = 0.040) and VFI recovery with voice rest (p = 0.019), in addition to correlations between instrument scores. Conclusion: Professional classical singers did not have voice handicaps. However, their self-perception of vocal fatigue was more present when the singing voice was used, such as giving examples with their own voice in class. Having had voice problems and visited a Speech-Language Pathologist in the past led to a greater perception of vocal recovery with rest. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Estudos da Voz - CEV, SP | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Department Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, SP | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Department Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and Hearing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-Testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Singing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surveys and Questionnaires | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voice | - |
Título: dc.title | Vocal risk mapping in classical singers: an analysis of the self-perception of voice quality, vocal fatigue, and singing voice handicap | - |
Título: dc.title | Mapeamento do risco vocal em cantores eruditos: análise da autopercepção da qualidade da voz, fadiga vocal e desvantagem no canto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: