
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Nardy, João Pedro | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Lucas André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:07:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:07:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i2.68114 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303442 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303442 | - |
| Descrição: dc.description | This article writes about the problem of how to select the scholar content for literature teaching, in the context of Portuguese language classes in elementary and high school. It questions which literary works are valid, based in which criterions, and to what purposes possible, considering, also, that the educative labor may situate itself in perspective of humanization or alienation, i. e., acting against or surrendering it self to the tendency of discrepancy between multilateralism of mankind and individual existence, as shows the analysis of reality by historical-dialectical materialism underlying the research. It is adopted the thesis of the historical-critical pedagogy about the centrality of the classics, based in its values for the knowledge of reality, but inquiring which aesthetic elements allow that certain literary works as one and then to be privileged as scholar content. The research reaches the conclusion that it is necessary that the literature teacher have an historical and critical conception of reality, to face scholar object with the formation knowledge area, i. e., the concrete knowledge of literary activity referenced in the named aesthetical theory allied to a vast repertory of literary works. It concludes that, acting for the socialization of this kind of knowledge, the educative labor in literature teaching positions itself for the overcoming of the alienation not only of the students’ consciousness, but of the teacher’s work too, while it gains means to be conceived free and handcrafted, going way beyond didactic booklets and rigid curricles curriculums that act for the separation of conception and execution of the teaching work. | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rod. Araraquara-Jaú, Km 1, Araraquara | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rod. Araraquara-Jaú, Km 1, Araraquara | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiarum Language and Culture | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | literary reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lukács | - |
| Palavras-chave: dc.subject | portuguese language teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | realism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | reflection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | textbook | - |
| Título: dc.title | Contributions of marxist aesthetics and historical-critical pedagogy to selection of content in literature teaching | - |
| Título: dc.title | Contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica à seleção de conteúdo do ensino de literatura | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: