Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ciência e Tecnologia de Roraima | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Hilton Brandão | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Paulo Valladares | - |
Autor(es): dc.creator | Espuny, Maximilian | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Otávio José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:19:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:19:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v18n4-160 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303394 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303394 | - |
Descrição: dc.description | Objective: The objective of this work is to propose recommendations to improve the management of water resources in a federal higher education institution, aiming to increase water use efficiency and promote a culture of sustainability among students and the local community. This can serve as a benchmark for institutions with similar characteristics. Theoretical Framework: Efficient management of water resources is crucial given the growing global challenge of water scarcity, especially in educational contexts, as they consume a lot of this resource and have a commitment to citizen education. The theoretical framework includes concepts related to sustainability, resource management, and educational institution practices. Method: The methodology adopted for this research comprises a single case study, which allowed for an in-depth analysis of institutional practices and their environmental impacts. Data collection was carried out through various methods, including document analysis, interviews with key stakeholders, and observations of water use practices. Results and Discussion: The results highlight the identification of good practices and challenges faced in water resource management within the institution. The discussion contextualizes these results in light of the theoretical framework, highlighting the implications for sustainability and efficiency in water use. Areas of inefficiency were identified, and sustainable strategies were developed. Possible discrepancies and limitations of the study are also considered in this section. Research Implications: The practical and theoretical implications of this research provide insights into how the results can be applied or influence practices in the field of sustainable water management in educational environments. These implications include recommendations for short, medium, and long-term actions that are replicable to other institutions. Originality/Value: This study contributes to the literature by updating sustainable water management practices in educational environments and offers significant applied contributions to the implementation of effective water management solutions. The relevance and value of this research are evidenced by its potential impact on decision-making by managers of other educational units. | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil UNESP São Paulo State University, Guaratinguetá | - |
Descrição: dc.description | Production Department UNESP São Paulo State University, Guaratinguetá | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil UNESP São Paulo State University, Guaratinguetá | - |
Descrição: dc.description | Production Department UNESP São Paulo State University, Guaratinguetá | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista de Gestao Social e Ambiental | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case Study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efficient Water Use | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Impact | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water Resource Management | - |
Título: dc.title | IMPROVING WATER EFFICIENCY IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: CONTRIBUTIONS FROM THE BOA VISTA CAMPUS OF THE FEDERAL INSTITUTE OF RORAIMA | - |
Título: dc.title | MEJORANDO LA EFICIENCIA HÍDRICA EN INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR: CONTRIBUCIONES DEL CAMPUS BOA VISTA DEL INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA | - |
Título: dc.title | MELHORANDO A EFICIÊNCIA HÍDRICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO CAMPUS BOA VISTA DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: