Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Paraiba | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Alessandra Stefane Candido Elias da | - |
Autor(es): dc.creator | Sanchez, Fernanda Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:03:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:03:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e98206 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303081 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303081 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To :To describe how information environments can enhance serendipity through information findability attributes. Method: Theoretical research, with a descriptive objective, uses a qualitative approach and bibliographic research, conducted in the Web of Science (WoS) and the Brazilian Database in Information Science (BRAPCI). Results :Different environmental aspects favor informational serendipity, namely, variety of content; personalizing access to information; leading to the unexpected; stimulating curiosity and serendipity; encouraging exploration and navigation; unobstructed access. These general principles can be achieved through the attributes of information findability and elements of the environment Conclusions: It is suggested that future studies addressing serendipity from the perspective of information discovery use the terms 'infoserendipity' or 'informational serendipity' and that the general principles presented can be used as a guide to evaluate the capacity of information environments to promote serendipitous experiences. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Paraiba, Joao Pessoa, PB, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 21 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Catarina | - |
Relação: dc.relation | Encontros Bibli-revista Eletronica De Biblioteconomia E Ciencia Da Informacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information findability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Findability Attributes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information discovery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serendipity | - |
Título: dc.title | The contribution of information findability attributes to serendipity in information environments: conceptual relationships | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: