
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva, Claudiele Carla Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Amanda Barbosa dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Leoci, Isabella Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Leite, Enrique Gervasoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Antunes, Ewerton Pegorelli | - |
| Autor(es): dc.creator | Torres, Wesley | - |
| Autor(es): dc.creator | Mesquita, Eduardo Duarte de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Delfino, Leandro Dragueta | - |
| Autor(es): dc.creator | Beretta, Victor Spiandor | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:03:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:03:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ijerph21010088 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303042 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303042 | - |
| Descrição: dc.description | Chronic high stress levels related to work impact the quality of life (QoL). Although physical activity improves QoL, it is not clear whether this life study habit could attenuate possible relationships between QoL and stress in public school teachers. The sample for this study was made up of 231 teachers from public schools. QoL was assessed using the Short-Form Health Survey and physical activity via Baecke’s questionnaire. A Likert scale assessed stress level perception. Poisson Regression analyzed the association between stress level and QoL domains adjusted for sex, age, and socioeconomic conditions (model 1). In model 2, physical activity level was inserted in addition to model 1. Seven out of eight domains of QoL, except the domain of pain, were associated with high levels of stress (all p < 0.05–model 1). However, in model 2, the associations of the high levels of stress with general health status (p = 0.052) and functional capacity (p = 0.081) domains of QoL were mitigated. Our results indicated that physical activity mitigated the relationship between higher levels of stress and lower perception of general health status and functional capacity domains in secondary public school teachers. | - |
| Descrição: dc.description | School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of InVestigation in Exercise—LIVE Graduate Program in Movement Sciences Department of Physical Education School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of InVestigation in Exercise—LIVE Graduate Program in Movement Sciences Department of Physical Education School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of Environmental Research and Public Health | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | physical activity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | workload | - |
| Título: dc.title | The Association between Perceived Stress, Quality of Life, and Level of Physical Activity in Public School Teachers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: