
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gianesella, Eduardo Flores | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.35699/2317-6377.2023.47851 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/303027 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/303027 | - |
| Descrição: dc.description | This work presents an overview of the evolution and the multiplicity of percussion, particularly from the 20th century onwards. Consequently, it discusses the challenges that the current percussionist faces dealing with this phenomenon, from the creation and improvement of various instruments, the development of different techniques and the emergence of a vast repertoire for different instruments and musical styles, in a global context and also a Brazilian one. This means that most percussionists find themselves at some point in a paradox between the search for eclecticism when facing this huge diversity or a greater specialization in just one or a few of the instruments and/or styles addressed. It will be also discussed how percussion teaching institutions have been dealing with this specific issues. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Departamento de Música, SP | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Departamento de Música, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Per Musi | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eclecticism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | evolution | - |
| Palavras-chave: dc.subject | percussion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | repertoire | - |
| Palavras-chave: dc.subject | specialization | - |
| Título: dc.title | The evolution of percussion and the new challenges for percussionists: eclecticism or specialization | - |
| Título: dc.title | A evolução da percussão e os novos desafios para percussionistas: ecletismo ou especialização | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: