Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos Abreu, Marcella | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Cláudia Hilsdorf | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:36:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:36:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/15427587.2024.2381499 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302984 | - |
Descrição: dc.description | This article revisits the jongo activity ‘Pisei na Pedra’ (2014) integrated into the Nossa Casinha guide (Martins & Sala, 2022) for teaching Portuguese to migrant children. Jongo is seen as an Afro-Brazilian form of expression, encompassing chants, drumming, collective dance, and spirituality (Rufino, 2014, 2023). The connection between this assembly (Pennycook, 2018) and an enactive-performative pedagogy, uniting biological and aesthetic aspects of poetic languages (Aden & Eschenauer, 2020; Maturana & Varela, 1987; Lecoq, 1997, cited in Aden & Eschenauer, 2020), forms a translingual framework. This allows jongo to be understood as an Afro-diasporic expression in anti-racist education. This perspective also affirms the aesthetic, emergent, experiential, embodied, and transformative nature of jongo as a decolonial practice. By challenging the conservative approach of language activities favoring compartmentalization, assimilation, and monolingualism, the translingual framework promotes transformative education in Portuguese as an additional language. It embraces complexity, relationality, and affectivity as integral to our experiences in linguistic education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Araraquara | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Estudos da Linguagem Universidade Estadual de Campinas | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Araraquara | - |
Formato: dc.format | 387-413 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Critical Inquiry in Language Studies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Translingual crossings: an enactive-performative approach to a pedagogical guide for the teaching of Portuguese as a welcoming language to children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: