
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Barbara Amaral | - |
| Autor(es): dc.creator | Chacon, Miguel Claudio Moriel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.73266 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302928 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302928 | - |
| Descrição: dc.description | Students who demonstrate precocity and giftedness indicators need to be educationally encouraged to develop the potential they possess under the risk of wasting it. Recognizing the importance of the identification process to stimulate the maximum development of each one, this study aimed to identify precocious students with giftedness indicators in the language and mathematics areas, enrolled in Elementary School. It was participated of 245 students from the 1st to 5th grade of a state public school in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. Based on the articulation between subjective instruments (checklist for teacher nomination, self-nomination questionnaires and peer nomination) and objectives (school performance and intelligence), 12 students were identified and their parents and teachers were guided about the work with this student. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal, Corumba, MS, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Campus Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Campus Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 20 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora Univ Federal Parana, Centro Politecnico | - |
| Relação: dc.relation | Educar Em Revista | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High ability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Giftedness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Precocity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
| Título: dc.title | Identification of precocious students with high Abilities/ Giftedness Indicators in the Pantanal of Mato Grosso do Sul | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: