
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Universitário (ISPA) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Wanderson Roberto da. | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Eric B. | - |
| Autor(es): dc.creator | Marôco, João | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva Júnior, Sinézio I. | - |
| Autor(es): dc.creator | Teodoro, Micaela A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana A. D. B. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:57:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:57:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/00315125231207270 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302823 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302823 | - |
| Descrição: dc.description | We examined the relationships between three eating behaviors and nine motives underlying food choices made by Brazilian adults. Using participant responses to the short version of the Three-Factor Eating Questionnaire and the Food Choice Questionnaire, we investigated eating behaviors (cognitive restriction, uncontrolled eating, and emotional eating) and motives for food choices (health, mood, convenience, sensory appeal, natural content, price, weight control, familiarity, and ethical concern). We used a structural equation model to test relationship pathways (β), with eating behaviors as independent variables and motives for food choices as dependent variables. Participants were 1297 individuals (69.5% female) with a mean age of 25.0 years (SD = 5.8). We confirmed the validity and reliability of the questionnaires in this sample. Restrictive eating behavior was significantly related to motives of health (β =.415), mood (β =.127), natural content (β =.364), weight control (β =.681), and ethical concern (β =.161). Emotional eating behavior was related to motives of mood (β =.277), health (β = −.137), and natural content (β = −.136). Uncontrolled eating behavior was related to motives of convenience (β =.226), sensory appeal (β =.121), price (β =.153), and familiarity (β =.090). We believe these findings can now help design future research and clinical interventions for managing people’s risky eating behaviors and promoting beneficial food choices. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Graduate Program in Nutrition and Longevity School of Nutrition Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) | - |
| Descrição: dc.description | Statistics Department Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) | - |
| Descrição: dc.description | William James Center for Research (WJCR) Instituto Universitário (ISPA) | - |
| Descrição: dc.description | Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/20315-7 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/19590-9 | - |
| Formato: dc.format | 2388-2409 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Perceptual and Motor Skills | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | adults | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | cognitive restriction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eating behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | emotional eating | - |
| Palavras-chave: dc.subject | food choice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | motives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | questionnaire | - |
| Palavras-chave: dc.subject | structural equation modeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | uncontrolled eating | - |
| Título: dc.title | Relationships Between Three Eating Behaviors and Nine Motives for Food Choices Among Brazilian Adults: A Structural Equation Model | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: