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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Anderson Felipe Leite Dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:33:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:33:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.214161pt | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302799 | - |
Descrição: dc.description | El paradigma de la decolonialidad busca acciones para diseñar un mundo más justo e igualitario. En este ámbito, el pensamiento crítico-reflexivo, ejercido en la escuela, contribuye al análisis de las cuestiones étnico-raciales brasileñas desde una perspectiva decolonial. El objetivo de este artículo es reflexionar y presentar posibilidades de cómo abordar una Geografía Escolar decolonial, desde el libro de texto y otras herramientas didáctico-pedagógicas. Metodológicamente, este estudio tiene un carácter cualitativo, del tipo estudio de caso, y además es descriptivo y exploratorio. El libro de texto seleccionado fue el de 5º grado Geografía (2018), de Cândido da Silva. En él, se analizaron el capítulo 1, La población, y el capítulo 2, El pueblo brasileño. Los resultados indican que las imágenes y discursos del libro exponen la figura del negro como pobre, oprimido y marginado de la sociedad. Las estrategias didáctico-pedagógicas, como la construcción de poesía y otros géneros textuales, permitirán a los estudiantes reflexionar sobre cuestiones étnico-raciales, con el objetivo de combatir el pensamiento colonialista. | - |
Descrição: dc.description | O paradigma da descolonialidade busca ações para conceber um mundo mais justo e igualitário. Nesse âmbito, o pensamento crítico-reflexivo exercitado na escola pode contribuir para a análise das questões étnico-raciais brasileiras numa perspectiva descolonial. Pensando nisso, o objetivo deste artigo é refletir e apresentar possibilidades de como abordar uma geografia escolar descolonial, a partir do livro didático e de outras ferramentas didático-pedagógicas. Metodologicamente, este estudo tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, constituindo-se também como descritivo e exploratório. O livro didático selecionado foi Geografia, do 5º ano (2018), de Cândido da Silva. Nele, foram analisados o capítulo 1, intitulado A população, e o capítulo 2, O povo brasileiro. Os resultados apontam que as imagens e os discursos do livro expõem a figura do negro como sendo pobre, oprimido e às margens da sociedade. Estratégias didático-pedagógicas, como a construção de poesias e outros gêneros textuais, possibilitarão aos alunos refletirem acerca das questões étnico-raciais, visando combater o pensamento colonialista. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Piauí | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo | - |
Relação: dc.relation | GEOUSP | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Título: dc.title | Abordagem descolonial e ensino de geografia: análise a partir de um livro didático do 5º ano | - |
Título: dc.title | Enfoque decolonial y enseñanza de la geografía: análisis a partir de un libro de texto de quinto grado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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