Abordagem descolonial e ensino de geografia: análise a partir de um livro didático do 5º ano

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Anderson Felipe Leite Dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:33:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:33:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.214161pt-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/302799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302799-
Descrição: dc.descriptionEl paradigma de la decolonialidad busca acciones para diseñar un mundo más justo e igualitario. En este ámbito, el pensamiento crítico-reflexivo, ejercido en la escuela, contribuye al análisis de las cuestiones étnico-raciales brasileñas desde una perspectiva decolonial. El objetivo de este artículo es reflexionar y presentar posibilidades de cómo abordar una Geografía Escolar decolonial, desde el libro de texto y otras herramientas didáctico-pedagógicas. Metodológicamente, este estudio tiene un carácter cualitativo, del tipo estudio de caso, y además es descriptivo y exploratorio. El libro de texto seleccionado fue el de 5º grado Geografía (2018), de Cândido da Silva. En él, se analizaron el capítulo 1, La población, y el capítulo 2, El pueblo brasileño. Los resultados indican que las imágenes y discursos del libro exponen la figura del negro como pobre, oprimido y marginado de la sociedad. Las estrategias didáctico-pedagógicas, como la construcción de poesía y otros géneros textuales, permitirán a los estudiantes reflexionar sobre cuestiones étnico-raciales, con el objetivo de combatir el pensamiento colonialista.-
Descrição: dc.descriptionO paradigma da descolonialidade busca ações para conceber um mundo mais justo e igualitário. Nesse âmbito, o pensamento crítico-reflexivo exercitado na escola pode contribuir para a análise das questões étnico-raciais brasileiras numa perspectiva descolonial. Pensando nisso, o objetivo deste artigo é refletir e apresentar possibilidades de como abordar uma geografia escolar descolonial, a partir do livro didático e de outras ferramentas didático-pedagógicas. Metodologicamente, este estudo tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, constituindo-se também como descritivo e exploratório. O livro didático selecionado foi Geografia, do 5º ano (2018), de Cândido da Silva. Nele, foram analisados o capítulo 1, intitulado A população, e o capítulo 2, O povo brasileiro. Os resultados apontam que as imagens e os discursos do livro expõem a figura do negro como sendo pobre, oprimido e às margens da sociedade. Estratégias didático-pedagógicas, como a construção de poesias e outros gêneros textuais, possibilitarão aos alunos refletirem acerca das questões étnico-raciais, visando combater o pensamento colonialista.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual do Piauí-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de São Paulo-
Relação: dc.relationGEOUSP-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectDescolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Título: dc.titleAbordagem descolonial e ensino de geografia: análise a partir de um livro didático do 5º ano-
Título: dc.titleEnfoque decolonial y enseñanza de la geografía: análisis a partir de un libro de texto de quinto grado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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