Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | State Univ Northern Parana UENP | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cavenago, Henrique Flore | - |
Autor(es): dc.creator | Venancio, Emerson Jose | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Gabriela de | - |
Autor(es): dc.creator | Goldberg, Tamara Beres Lederer | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Solange de Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Carla Cristiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:04:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:04:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1123/pes.2023-0195 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302744 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302744 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: The objective of this study was to analyze the impact of interventions with physical exercise on cardiac autonomic modulation of overweight and/or obese children and adolescents. Method: The present systematic review was registered in PROSPERO. Searches were performed in the MEDLINE, CENTRAL, SciELO, Scopus, CINAHL, SportDiscus, LILACS, EMBASE, and Web of Science databases. The methodological quality was assessed using the Cochrane Risk of Bias tool. A meta-analysis was performed using the standardized mean difference. The quality of evidence was rated by the Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluation system. Results: From 1866 records identified, 15 randomized clinical trials were included in the systematic review; however, only 4 randomized clinical trials were pooled in the meta-analysis (69 participants in the experimental group and 71 in the control group). The meta-analysis showed a positive effect on the experimental group for the high-frequency power (%; standardized mean difference = 2.22; 95% CI, 1.46-2.98; P < .01), and low-frequency power (%) was reduced after the intervention (standardized mean difference = -1.66; 95% CI, -2.19 to -1.12; P < .01). Conclusion: This study showed that interventions had a positive effect on frequency domain variables of cardiac autonomic modulation in overweight and/or obese children and adolescents. However, more studies with lower heterogeneity and higher quality evidence are needed. | - |
Descrição: dc.description | State Univ Northern Parana UENP, Postgrad Program Human Movement Sci, Jacarezinho, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Dept Pathol Sci, Postgrad Program Expt Pathol, Londrina, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, Botucatu Med Sch, Dept Pediat, Postgrad Program Gynecol Obstet & Mastol,Disciplin, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Dept Histol, Londrina, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Study & Res Grp Sch Phys Educ & Hlth GEPEFES, Dept Human Movement Studies, Londrina, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, Botucatu Med Sch, Dept Pediat, Postgrad Program Gynecol Obstet & Mastol,Disciplin, Botucatu, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 12 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Human Kinetics Publ Inc | - |
Relação: dc.relation | Pediatric Exercise Science | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | pediatric obesity | - |
Palavras-chave: dc.subject | autonomic nervous system | - |
Palavras-chave: dc.subject | physical fi tness and sports | - |
Título: dc.title | Does Physical Exercise Improve Resting Autonomic Cardiac Modulation in Overweight and Obese Children and Adolescents? A Systematic Review and Meta-Analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: