
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira-Filho, Edenir | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Fabiola | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:56:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:56:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-443-21493-6.00002-2 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302743 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302743 | - |
| Descrição: dc.description | This chapter shows several aspects of initial data inspection, focusing on outlier detection, hypothesis tests, and descriptive statistics. Data treatment and preprocessing are also the subject of this chapter, and the main differences were presented. In the end, some aspects related to principal component analysis and exploratory analysis were also discussed. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Chemistry Federal University of São Carlos (UFSCar) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Analytical Chemistry Physical Chemistry and Inorganic Institute of Chemistry São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Analytical Chemistry Physical Chemistry and Inorganic Institute of Chemistry São Paulo State University (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 9-38 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Chemometrics: Data Treatment and Applications | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | analytical chemistry analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | chemometrics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | exploratory analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Outlier detection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | principal component analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | spectroanalytical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | statistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | statistics for research | - |
| Título: dc.title | Relevant topics in the interpretation of chemometric data | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: