Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Amazonia Adventist College | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) | - |
Autor(es): dc.creator | Paradela, Regina Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Cabella, Brenno | - |
Autor(es): dc.creator | Nucci, Mariana Penteado | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Naomi Vidal | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Laura Aló | - |
Autor(es): dc.creator | Martino, Luiza Menoni | - |
Autor(es): dc.creator | Consolim-Colombo, Fernanda Marciano | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolotto, Luiz Aparecido | - |
Autor(es): dc.creator | da Costa, Danielle Irigoyen | - |
Autor(es): dc.creator | Irigoyen, Maria Claudia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:17:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:17:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fnins.2023.1185768 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302699 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302699 | - |
Descrição: dc.description | Background: Hypertension is associated with working memory (WM) impairment. However, the benefits of Cogmed WM training for the hypertensive population are unknown. Therefore, we aimed to evaluate Cogmed’s effects on the WM performance of hypertensive individuals with executive function (EF) impairment. Methods: We included 40 hypertensive patients (aged 40–70 years, 68% female) with EF impairment. They were randomized in a 1:1 ratio to receive 10 weeks of adaptive Cogmed training or a non-adaptive control training based on online games. The primary outcome was the WM performance. The secondary outcomes were verbal memory, visuospatial ability, executive function, global cognition, and the neuronal activity measured using functional magnetic resonance imaging (fMRI) under two WM task conditions: low (memorization of 4 spatial locations) and high (memorization of 6 spatial locations). An intention-to-treat (ITT) and per-protocol (PP) analysis were performed. Results: Cogmed did not show a significant effect on WM or any other cognitive outcome post-training. However, under the WM-low load and WM-high load conditions of the fMRI, respectively, the Cogmed group had an activation decrease in the right superior parietal lobe (ITT and PP analyses) and left inferior frontal lobe (PP analysis) in comparison to the control group. Conclusion: The Cogmed showed no effects on the WM performance of hypertensive individuals with EF impairment. However, activation decreases were observed in frontoparietal areas related to the WM network, suggesting a more efficient neuronal activity after training. | - |
Descrição: dc.description | Instituto do Coracao (InCor) Hospital das Clinicas HCFMUSP Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Institute of Theoretical Physics São Paulo State University (IFT-UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Medical Investigations on Magnetic Resonance Imaging (LIM-44) Hospital das Clinicas HCFMUSP Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Division of Geriatrics University of São Paulo Medical School | - |
Descrição: dc.description | Research Affairs Office Amazonia Adventist College, Pará | - |
Descrição: dc.description | Brain Institute (InsCer) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) | - |
Descrição: dc.description | Institute of Theoretical Physics São Paulo State University (IFT-UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Neuroscience | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognitive dysfunction | - |
Palavras-chave: dc.subject | executive function | - |
Palavras-chave: dc.subject | hypertension | - |
Palavras-chave: dc.subject | magnetic resonance imaging | - |
Palavras-chave: dc.subject | rehabilitation | - |
Título: dc.title | Computerized working memory training for hypertensive individuals with executive function impairment: a randomized clinical trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: