Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Juiz de Fora | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Aqualie Institute | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Sydney | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Calgary | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Luana S. | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza Machado, Daiana | - |
Autor(es): dc.creator | Caçador, Maria Eduarda | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Giovanne Ambrosio | - |
Autor(es): dc.creator | Dickman, Christopher R. | - |
Autor(es): dc.creator | Ceballos, Maria Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Prezoto, Fabio | - |
Autor(es): dc.creator | Sant’Anna, Aline Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:48:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:48:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ani15020190 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302673 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302673 | - |
Descrição: dc.description | Domestic cats (Felis catus) currently occupy the 38th place in the Global Invasive Species Database. Free-roaming cats potentially have broad-ranging impacts on wildlife, occupying most terrestrial environments globally as house pets, strays, or feral animals. In Australia, for example, cats are responsible for the decline in many vertebrate populations and extinction of several native mammals. However, in Brazil, few studies have explored either direct impacts of predation on wildlife, or other indirect impacts, such as competition for resources, niche overlap, hybridization, and disease transmission. In this review, we summarize and discuss 34 original research reports, published between 2001 and 2020, on impacts of free-roaming cats in Brazil. We briefly contextualize the history of cat domestication and present that, in Brazil, more studies have focused on the potential of free-roaming cats to transmit disease than to exert impacts via predation or competition on wildlife. More studies were conducted in Brazilian mainland areas (n = 23)—notably in Atlantic Forest—than on islands (n = 11). The review highlights potential impacts of cats on wildlife. We also discuss how control management strategies can affect the welfare of domestic cats, identifying potential knowledge gaps as well as opportunities for future research. Finally, understanding risks of cat predation is necessary to inform future measures to mitigate impacts on wildlife, without neglecting cat welfare. | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Biodiversity and Nature Conservation Center for Studies in Ethology and Animal Welfare Federal University of Juiz de Fora | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Experimental Psychology Institute of Psychology University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Aqualie Institute | - |
Descrição: dc.description | School of Life and Environmental Sciences University of Sydney | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Veterinary Medicine University of Calgary | - |
Descrição: dc.description | Department of Zoology Federal University of Juiz de Fora | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Agricultural and Veterinary Sciences Department of Animal Science São Paulo State University, Jaboticabal Campus, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Agricultural and Veterinary Sciences Department of Animal Science São Paulo State University, Jaboticabal Campus, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Animals | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | animal welfare | - |
Palavras-chave: dc.subject | behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | biodiversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | domestic cats | - |
Palavras-chave: dc.subject | invasive species | - |
Título: dc.title | The Wildcat That Lives in Me: A Review on Free-Roaming Cats (Felis catus) in Brazil, Focusing on Research Priorities, Management, and Their Impacts on Cat Welfare | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: