Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Carlos III de Madrid | - |
Autor(es): dc.creator | Grácio, Maria Cláudia Cabrini | - |
Autor(es): dc.creator | Delbianco, Natalia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Rosas, Fábio Sampaio | - |
Autor(es): dc.creator | Perianes-Rodríguez, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:04:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:04:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11192-023-04793-4 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302571 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302571 | - |
Descrição: dc.description | From the perspective of the ResearchGate community, the study examines what are the relationships among researchers described by the co-followers metric. The study used the ResearchGate accounts of 18 Solla Price medalists. From each researcher's account, the following indicators were retrieved: number of readings, number of recommendations, number of research items, number of followers, list of specialties, and the comprehensive list of followers' names. Pearson's correlation coefficients were calculated between number of followers and the other three indicators. Subsequently, a symmetric matrix was built with the number of common followers among the researchers, and then normalized by Salton's Cosine. Ucinet Software was employed to construct the relationship network among the Solla Price Medal winners with the MDS layout being adopted further for visualizing the proximity between them. The study found that the number of followers is a legitimate metric of academic reputation and impact on ResearchGate. The majority of followers of the analyzed Solla Price Medalists seem to choose to follow these researchers not because of their Solla Price Medal, but because of followers' familiarity with the researchers' scientific work and publications prior to joining ResearchGate. In addition, the clusters of medalists, according to their common followers, indicate that the groupings are strongly due to co-authorship in high-impact publications between the medalist researchers as well as their different specialties and the journals used to disseminate the results of their research projects. It is concluded that, instead of social proximities, the co-follower relational metric objectively represents theoretical-methodological proximities between researchers, as perceived by the ResearchGate community, providing a clear image of the role played by the researchers analyzed in this environment. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Av. Hygino Muzzi Filho 737 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Rod. Cmte João Ribeiro de Barros | - |
Descrição: dc.description | Universidad Carlos III de Madrid, C/ Madrid 128 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Av. Hygino Muzzi Filho 737 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Rod. Cmte João Ribeiro de Barros | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 310785/2021-9 | - |
Formato: dc.format | 5545-5569 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Scientometrics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic social media metrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altmetrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Author-level metrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Follower-based relational indicator | - |
Palavras-chave: dc.subject | ResearchGate | - |
Título: dc.title | Co-follower metric on academic-social media ResearchGate: similarities between Derek de Solla Price Memorial Medal winners | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: