
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Amanda Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | de OLIVEIRA, Rafaela Machado Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Mantovani, Heloísa Briones | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Aila Narene Dahwache Criado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0131 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302456 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302456 | - |
| Descrição: dc.description | Children and teenagers with Autism Spectrum Disorder (ASD) have clinical characteristics that can lead them to challenges in understanding and participating in the new world context and they are more likely to suffer the impacts caused by the COVID-19 pandemic. In this sense, the goal of this study was to analyze whether the pandemic has had an impact on children and teenagers with ASD. This is a systematic review carried out in the electronic databases PubMed, DOAJ, BVS, SciELO and Oásis. Only studies that had children and teenagers with ASD were included. After the searches, a total of 28 articles were included for review analysis. The results show that aspects related to behavior, mental health, routine, interruption of face-to-face attendance and family and school context had greater negative impacts, while communication and socialization had positive impacts. Not many studies were identified regarding the impacts of the pandemic on the motor aspects and the change of calls to telemonitoring. It is concluded that the pandemic caused significant impacts on children and adolescents with ASD, so, with the resumption of face-to-face activities, this audience will need more attention. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Mestranda do Programa de Pós--Graduação em Educação pela Unesp Campus Marília. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Mestranda do Programa de Pós--Graduação em Educação da FFC Unesp Campus Marília e bolsista Capes, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Unesp e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Mestranda do Programa de Pós--Graduação em Educação pela Unesp Campus Marília. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Mestranda do Programa de Pós--Graduação em Educação da FFC Unesp Campus Marília e bolsista Capes, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Unesp e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 243-260 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educacao Especial | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism Spectrum Disorder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood; Impacts of the pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Occupational Therapy | - |
| Título: dc.title | Impacts of the Pandemic on the Developmentof Children with ASD: a Systematic Review | - |
| Título: dc.title | Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: