A marionete como imagem da ilustração em Heinrich von Kleist: um retorno ao Über das Marionettentheater (1810)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:57:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:57:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/1982-8837265074-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/302432-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302432-
Descrição: dc.descriptionWe propose reading the short story Über das Marionettentheater (1810) through the dimension of illustration, a dimension marked by the communication between text and image. The visual dimension of Kleist’s text shows that, although of verbal existence, the puppet is an active image around which the text organizes itself, creating new visualities for the exercise of reflection. To this end, we use Renée R. Hubert’s (1988) study on the importance of this text for 20th century surrealist illustrators and Carina Zanelato Silva’s (2018; 2019) reading of the paradox in Kleist. We seek to contribute to understanding Kleist as an artist whose work dialogues with the visual arts.-
Descrição: dc.descriptionPropomos uma leitura do conto Über das Marionettentheater (1810) a partir da ideia de que ele pode ser lido pela dimensão da ilustração, marcada pela comunicação entre texto e imagem. A dimensão visual do texto de Kleist mostra que, embora de existência verbal, a marionete se constitui como uma imagem ativa, ao redor da qual o texto se organiza e cria novas imagens para o exercício da reflexão. Para tanto, utilizamos Renée R. Hubert (1988) sobre a importância desse texto para os desenhistas do século XX com a ilustração surrealista e na leitura de Carina Z. Silva (2018; 2019) do paradoxo em Kleist. Buscamos contribuir com o entendimento de Kleist como um artista que dialoga com as artes plásticas a partir da própria natureza de sua obra.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara-
Formato: dc.format74-94-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã-
Relação: dc.relationPandaemonium Germanicum-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectmarionette-
Palavras-chave: dc.subjectKleist and the visual arts-
Palavras-chave: dc.subjectillustration-
Palavras-chave: dc.subjectmarionete-
Palavras-chave: dc.subjectKleist e as artes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectilustração-
Título: dc.titleA marionete como imagem da ilustração em Heinrich von Kleist: um retorno ao Über das Marionettentheater (1810)-
Título: dc.titleThe marionette as image of illustration in Heinrich von Kleist: a return to Über das Marionettentheather (1810)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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