Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro Corrêa, Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gabryella Nery Teles Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Giovanna Régis | - |
Autor(es): dc.creator | Lira, Amanda Lima E | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Gabriela Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Weber, Silke Anna Theresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:40:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:40:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1055/s-0044-1782169 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302406 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302406 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To evaluate the effects of a sleep hygiene education program for adolescents to address excessive daytime sleepiness, insomnia, and sleep-related behaviors. Materials and Methods: The participants were 98 high school students from the 11th and 12th grades. A day-long health promotion action was conducted at their school science fair to disseminate relevant information about sleep disorders. Social status and sleep perception and habits were evaluated through the following validated questionnaires: the Brazilian Economic Classification Criteria, a questionnaire on sleep habits for adolescents, the Pediatric Daytime Sleepiness Scale, the Insomnia Severity Index, and the Sleep Time-Related Information and Communication Technology questionnaire. The questionnaires were administered before the fair and 12 months after participation, and the results before and after the intervention were compared by means of the Student t -test and the Fisher exact test. For the correlations involving the results, the Pearson correlation was used with the level of significance of p < 0.05. Results: A qualitative reduction in poor bedtime habits was observed after the intervention, such as watching television and leaving a cell phone on with sound. A higher frequency of use of electronic devices can affect school performance and contribute to later bedtime on weekends (p < 0.001). Excessive daytime sleepiness was correlated with the excessive use of electronic devices (p = 0.017). Conclusion: Some habits changed after the awareness intervention. There was an impact of the use of electronic devices on academic performance, on the regularity of bedtimes, and on excessive daytime sleepiness. We emphasize the importance of health education programs with sustainable actions following actual changes in behavior. | - |
Descrição: dc.description | Departament of Ophthalmology Otorhinolaryngology and Head and Neck Surgery Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), SP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ceilândia Universidade de Brasília, DF | - |
Descrição: dc.description | Departament of Ophthalmology Otorhinolaryngology and Head and Neck Surgery Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), SP | - |
Formato: dc.format | e297-e303 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sleep Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | adolescent | - |
Palavras-chave: dc.subject | health promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | sleep | - |
Palavras-chave: dc.subject | sleep hygiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | technology | - |
Título: dc.title | Sleep Hygiene Intervention Improves Sleep Time and Duration in High School Students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: