Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva Batista, Lucineia | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira Souza, Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | Jorente, Maria José Vicentini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:19:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:19:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2318-0889202335e220024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302390 | - |
Descrição: dc.description | Information and Communication Technologies transform the spaces for presenting cultural heritage information and communication from brick-and-mortar spaces into hybrid environments: both on-site and digital-virtual. This transformation demands a more specific Digital Curation on the Web 2.0 context, platform on which participatory approaches emerge in the curatorial process, such as Social, Collective and Citizen Curations, which use crowdsourcing and storytelling. In this scenario, this article questions the difference between Digital Curation and other participatory curations which have emerged in postmodernity. The objective was to explore the Digital Curation facets in the participatory approach in the scope of Information Science. The scientific relevance of the paper was justified by the need for stakeholders’ participation in the curation of cultural contents and the necessary approach by Information Science. The methodology was qualitative in nature, theoretical and exploratory. The theoretical research was carried out on the proposed themes, and their similarities and differences were explored. Digital Curation expands by presenting new curatorial facets - Social, Citizen and Collective-, which present different levels of social involvement and can converge with each other, according to the objective of the proposed curation project. Crowdsourcing and storytelling techniques are used for the curatorial process with a participatory approach. | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Brasília | - |
Descrição: dc.description | Centro de Prospectiva Estratégica, Instituto de Alto Estudies Nacionales | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Departamento de Ciência da Informação Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Departamento de Ciência da Informação Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP | - |
Descrição: dc.description | Centro de Prospectiva Estratégica, Instituto de Alto Estudies Nacionales: 415/2021 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Transinformacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crowdsourcing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Curation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hybrid Cultural Spaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory Approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
Título: dc.title | Digital Curation in the postmodern social perspective: curatorial facets, concepts and participatory techniques | - |
Título: dc.title | Curadoria Digital na perspectiva social pós-moderna: facetas curatoriais, conceitos e técnicas participativas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: