FORMAS SONORAS E SENTIDOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: A ESCUTA COMO OCUPAÇÃO DE LUGAR ENUNCIATIVO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carmen Luci Da Costa-
Autor(es): dc.creatorChacon, Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:55:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:55:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-e13686-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/302379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302379-
Descrição: dc.descriptionEste estudo se inspira na reflexão de Barthes (1976) sobre escuta , em diálogo com a linguística proposta por Émile Benveniste e suas releituras, que consideram a perspectiva desse linguista como enunciativo-antropológica (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). A integração dessas vozes teóricas possibilitou a formulação das seguintes questões: (1) como a criança, em suas vocalizações iniciais, preenche seu lugar enunciativo de escuta nas relações interlocutivas com o outro? (2) como, nesse lugar enunciativo de escuta, a criança circunscreve a relação entre formas fônicas e o sentido, em seu duplo aspecto, sistêmico e discursivo? Metodologicamente, o estudo vale-se de fatos longitudinais de linguagem de uma criança nos seus primeiros onze meses de vida, com a seleção de cenas enunciativas. Por meio da análise, chegou-se aos seguintes resultados: indícios da criança ocupando seu lugar de escuta de si e do outro por meio de um chamado à voz do outro, pela alternância entre produção de som e pausas na autoescuta, pelo modo como declara a sua posição de locutor-ouvinte e pela implantação de um interlocutor principal nas inversibilidades enunciativas de emissões e de escutas. Esse lugar enunciativo preenchido traz indícios de sentidos discursivos e embriões de sentidos sistêmicos às formas fônicas nas emissões.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Relação: dc.relationAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectaquisição da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectenunciação-
Palavras-chave: dc.subjectescuta-
Palavras-chave: dc.subjectforma fônica-
Palavras-chave: dc.subjectsentido-
Título: dc.titleFORMAS SONORAS E SENTIDOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: A ESCUTA COMO OCUPAÇÃO DE LUGAR ENUNCIATIVO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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