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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Carmen Luci Da Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Chacon, Lourenço | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:55:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:55:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-e13686 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302379 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302379 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo se inspira na reflexão de Barthes (1976) sobre escuta , em diálogo com a linguística proposta por Émile Benveniste e suas releituras, que consideram a perspectiva desse linguista como enunciativo-antropológica (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). A integração dessas vozes teóricas possibilitou a formulação das seguintes questões: (1) como a criança, em suas vocalizações iniciais, preenche seu lugar enunciativo de escuta nas relações interlocutivas com o outro? (2) como, nesse lugar enunciativo de escuta, a criança circunscreve a relação entre formas fônicas e o sentido, em seu duplo aspecto, sistêmico e discursivo? Metodologicamente, o estudo vale-se de fatos longitudinais de linguagem de uma criança nos seus primeiros onze meses de vida, com a seleção de cenas enunciativas. Por meio da análise, chegou-se aos seguintes resultados: indícios da criança ocupando seu lugar de escuta de si e do outro por meio de um chamado à voz do outro, pela alternância entre produção de som e pausas na autoescuta, pelo modo como declara a sua posição de locutor-ouvinte e pela implantação de um interlocutor principal nas inversibilidades enunciativas de emissões e de escutas. Esse lugar enunciativo preenchido traz indícios de sentidos discursivos e embriões de sentidos sistêmicos às formas fônicas nas emissões. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Relação: dc.relation | Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | aquisição da linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | enunciação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | escuta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | forma fônica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sentido | - |
| Título: dc.title | FORMAS SONORAS E SENTIDOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: A ESCUTA COMO OCUPAÇÃO DE LUGAR ENUNCIATIVO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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