Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cardinali, Camila Aparecida Errerias Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Yandara Akamine | - |
Autor(es): dc.creator | Prates, Rodrigo Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Emmanuel Veríssimo de | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Felipe Jose Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Maria Eleticia de | - |
Autor(es): dc.creator | Bombardi, Eduardo da Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Baldo, Marcus Vinicius Chrysostomo | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Maria Tereza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:02:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:02:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1152/ADVAN.00219.2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302220 | - |
Descrição: dc.description | Games and analogies can significantly enrich the learning experience when integrated with traditional expository teaching methods. With this aim, we developed “The Mystery of the Cell Kingdom,” an online game designed to enhance understanding of the physiology of thyroid hormones through a medieval analogy. In the game, students are challenged to apply their knowledge of endocrine physiology to solve a series of relevant questions on the topic. The main objective of this study was to evaluate the effectiveness of the game as a complementary review tool for a theoretical lesson on thyroid hormones. After an online class, 18 students participated in the game and completed questionnaires before and after the activity. The results showed a 14.9% increase in postgame scores. Feedback revealed that all students enjoyed the experience and provided positive evaluations of both the game and the analogy used. These findings suggest that the online game The Mystery of the Cell Kingdom can facilitate learning about thyroid hormones while offering an engaging, enjoyable, and motivating approach to physiology education. NEW & NOTEWORTHY “The Mystery of the Cell Kingdom” is an online game designed as a revision tool of thyroid hormone endocrine physiology. There is a shortage of knights in the Cell Kingdom and you are called as a historian specialist in the Middle Ages to help solve the mystery. Can you help? | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisiologia e Biofisica Universidade de Sao Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciencias Basicas Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciencias Basicas Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba | - |
Formato: dc.format | 177-184 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Physiology Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational game | - |
Palavras-chave: dc.subject | endocrine physiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | physiology education | - |
Título: dc.title | “The Mystery of the Cell Kingdom”: an online game to improve the learning of thyroid physiology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: