
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of KwaZulu-Natal | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bergamo, Pedro J. | - |
| Autor(es): dc.creator | Agostini, Kayna | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Isabel C. | - |
| Autor(es): dc.creator | van der Niet, Timotheüs | - |
| Autor(es): dc.creator | Maruyama, Pietro K. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:58:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:58:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.flora.2024.152509 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302116 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302116 | - |
| Descrição: dc.description | Pollination biology is anchored in natural history studies, defined broadly as the practice of observing and describing an organism's behaviour, interactions, and association with the environment in detail. Remarkable or unexpected observations of natural phenomena involving organisms are then interpreted in the light of prior knowledge. Valuing a variety of approaches to natural history studies from around the world, this Special Issue (SI) in FLORA brings together 29 articles to celebrate the career of Professor Marlies Sazima, who pioneered and influenced a generation of pollination biologists in Brazil. This collection puts together a mix of different studies, from detailed descriptions of the function of floral traits, pollinator foraging behaviour, and their effects on plant fecundity, to studies that scale up natural history information to untangle complex ecological patterns at the level of populations, communities or entire ecosystems. The SI also includes studies that make use of people's fascination with documenting natural phenomena, by using citizen science data as well as compiling data from the literature to produce comprehensive global reviews. We included studies with broad scopes and approaches on purpose, taking liberty with the definition of natural history, to highlight the fundamental practice of observing actual interactions between plants and pollinators in pollination biology studies, as well as to celebrate the diverse contribution made by Prof. Marlies throughout her career. We hope to continue mirroring her fascination with natural history and foster the next generation of scientists to carry on her legacy. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Biodiversidade – Rio Claro | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos Centro de Ciências Agrárias Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal Departamento de Botânica Universidade Federal de Pernambuco | - |
| Descrição: dc.description | Centre for Functional Biodiversity School of Life Sciences University of KwaZulu-Natal, Pietermaritzburg | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Síntese Ecológica e Conservação Departamento de Genética Ecologia e Evolução – ICB Universidade Federal de Minas Gerais | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Biodiversidade – Rio Claro | - |
| Descrição: dc.description | FAPERJ: 201.867/2020 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/14994–1 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 310508/2019–3 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Flora: Morphology, Distribution, Functional Ecology of Plants | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bats | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bees | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hawkmoths | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hummingbirds | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pollination biology | - |
| Título: dc.title | Natural history as the foundation for researching plant-pollinator interactions: Celebrating the career of Marlies Sazima | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: