Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundac¸ão Oswaldo Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alfenas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Autor(es): dc.creator | Noël, F. | - |
Autor(es): dc.creator | Xexéo, G. | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, M. A. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, E. J.R. | - |
Autor(es): dc.creator | Pupo, A. S. | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, P. J.C. | - |
Autor(es): dc.creator | Lima-Júnior, R. C.P. | - |
Autor(es): dc.creator | Gadelha, K. K.L. | - |
Autor(es): dc.creator | Lima-Silva, K. | - |
Autor(es): dc.creator | Raimundo, J. M. | - |
Autor(es): dc.creator | Ghedini, P. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Crespo-Lopez, M. E. | - |
Autor(es): dc.creator | Arrifano, G. P. | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, J. | - |
Autor(es): dc.creator | Prediger, R. D. | - |
Autor(es): dc.creator | Militão, G. C.G. | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, R. B. | - |
Autor(es): dc.creator | Hollais, A. W. | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, L. C.M. | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, D. T. | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, S. K.P. | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, D. T.O. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:23:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:23:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1414-431X2023e13258 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/302025 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/302025 | - |
Descrição: dc.description | Screener, a board game supplemented with online resources, was introduced and distributed by the Brazilian Society of Pharmacology and Experimental Therapeutics to postgraduate programs as an instructional tool for the process of drug discovery and development (DDD). In this study, we provided a comprehensive analysis of five critical aspects for evaluating the quality of educational games, namely: 1) description of the intervention; 2) underlying pedagogical theory; 3) identification of local educational gaps; 4) impact on diverse stakeholders; and 5) elucidation of iterative quality enhancement processes. We also present qualitative and quantitative assessments of the effectiveness of this game in 11 postgraduate courses. We employed the MEEGA+ online survey, comprising thirty-three close-ended unipolar items with 5-point Likert-type response scales, to assess student perceptions of the quality and utility of Screener. Based on 115 responses, the results indicated a highly positive outlook among students. In addition, we performed a preliminary evaluation of learning outcomes in two courses involving 28 students. Pre-and post-quizzes were applied, each consisting of 20 True/False questions directly aligned with the game’s content. The analysis revealed significant improvement in students’ performance following engagement with the game, with scores rising from 8.4 to 13.3 (P<0.0001, paired t-test) and 9.7 to 12.7 (P<0.0001, paired t-test). These findings underscore the utility of Screener as an enjoyable and effective tool for facilitating a positive learning experience in the DDD process. Notably, the game can also reduce the educational disparities across different regions of our continental country. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Inflamac¸ão Instituto Oswaldo Cruz Fundac¸ão Oswaldo Cruz, RJ | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biofísica e Farmacologia Instituto de Biociências de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisiologia e Farmacologia Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará, CE | - |
Descrição: dc.description | Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Farmacologia Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás, GO | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Farmacologia Molecular Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal do Pará, PA | - |
Descrição: dc.description | Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Santa Catarina, SC | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisiologia e Farmacologia Centro de Biociências Universidade Federal de Pernambuco, PE | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Farmácia Universidade Federal de Minas Gerais, MG | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Espírito Santo, ES | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Farmacêuticas Universidade Federal de Alfenas, MG | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Farmacologia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Farmacologia Faculdade de Medicina Universidade Federal de Mato Grosso, MT | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biofísica e Farmacologia Instituto de Biociências de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Brazilian Journal of Medical and Biological Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drug discovery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postgraduate course | - |
Palavras-chave: dc.subject | Survey | - |
Título: dc.title | Assessing the reaction to and efficacy of the Screener drug discovery and development board game as a pedagogical tool in postgraduate courses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: