Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Delbianco, Natalia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Suellen Timm | - |
Autor(es): dc.creator | Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregoro | - |
Autor(es): dc.creator | Coneglian, Caio Saraiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:45:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:45:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e94094 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301965 | - |
Descrição: dc.description | Objective: Due to the development and use of technology, copious amounts of data are generated daily. With initiatives to encourage the use and reuse of data in science and business, there is a need to train, through Data Literacy, students and information professionals to make data more applicable and understandable. This research proposes a more appropriate discipline syllabus for Data Science in undergraduate Librarianship and Archival Science courses in Brazil. Methods: This research is exploratory and qualitative since it consists of selecting and collecting information about the content of the disciplines focused on Data Science in undergraduate courses in Librarianship and Archival Science in Brazil. Results: In some curricula of the 24 universities analyzed and 37 courses identified were found disciplines that may address Data Science in some way. Thus, in the Brazilian context, the most assertive action would be to include the theme Data Literacy in the context of the Data Science disciplines. Conclusions: We identified six undergraduate courses on Data Science and a lack of literature on Data Literacy, especially in Portuguese. This may be linked to the lack of disciplines, as it is still a little-discussed approach in the Information Science academic environment. The need to include Data Literacy in undergraduate courses in Brazil was perceived. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Marília (UNIMAR) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Marília (UNIMAR) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.830985/2023-00 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Encontros Bibli | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Information | - |
Título: dc.title | Data Literacy in the context of Information Science: analysis of undergraduate courses in Brazil | - |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO DE DADOS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: