Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Filho, Pedro Tadao Hamamoto | - |
Autor(es): dc.creator | Bicudo, Angélica Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira-Júnior, Gerson Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:44:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:44:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0100-6991e-20233636-en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301846 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301846 | - |
Descrição: dc.description | Progress Testing (PT) is an assessment tool whose use has grown throughout Brazil in the last decade. PT makes it possible to assess the students’ knowledge gain throughout the undergraduate course and, for their interpretations to be valid, their items (questions) must have adequate quality from the point of view of content validity and reliability of results. In this study, we analyzed the psychometric characteristics of the items and the performance of students in the content area of surgery from 2017 to 2023. For the analyses, we used the assumptions of Classical Test Theory, Bloom’s taxonomy and Cronbach’s alpha reliability coefficient. The items were easy (average difficulty index between 0.3-0.4), with fair to good discrimination (discrimination index between 0.3-0.4) and with a predominance of medium to high taxonomy. Reliability remained substantial over the years (>0.6). Students’ knowledge gain in surgery was found to be progressive and more important from the 3rd year of the undergraduate course, reaching approximately 70-75% in the 6th year. This measurements framework can be replicated in other contexts for a better understanding of student learning and for qualification of evaluation processes. | - |
Descrição: dc.description | UNESP-Universidadde Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu, SP | - |
Descrição: dc.description | UNICAMP-Universidade Estadual de Cam-pinas Faculdade de Ciências Médicas, SP | - |
Descrição: dc.description | FOB/USP-Curso de Medicina de Bauru, SP | - |
Descrição: dc.description | UNESP-Universidadde Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista do Colegio Brasileiro de Cirurgioes | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surgery | - |
Título: dc.title | Assessment of medical students’ Surgery knowledge based on Progress Test | - |
Título: dc.title | Avaliação do conhecimento de estudantes de medicina na área de Cirurgia a partir do Teste de Progresso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: