Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Presbiteriana Mackenzie | - |
Autor(es): dc.creator | Constantino, Paulo Roberto Prado | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo Filho, Jorge Geraldo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:13:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:13:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n69.26545 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301839 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301839 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to develop a lyrical analysis of the compositions by Chico Buarque, focusing on the presence and place of the sacred in the lyrics of four of his songs, Dueto, C & aacute;lice, Salmo, and Sinh & aacute;. Employed a documentary and bibliographical research, supported by a framework based on multidisciplinary studies. Buarque's songs, as works that merge the musical, literary, and poetic realms, exhibit thematic richness and a complex plot, intertwining cultural, religious, and historical elements to comment on aspects of Brazilian society. By examining this poetic dimension in songs, the study not only contributes to revisiting the artist's oeuvre but also provides a pathway for music education, access to literature, and literacy, which can be beneficial for both basic and specialized education. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Presbiteriana Mackenzie, Educ, Arte Hist Cultura, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 18 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | music education | - |
Palavras-chave: dc.subject | analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | composition | - |
Palavras-chave: dc.subject | literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chico Buarque | - |
Título: dc.title | PRESENCE AND PLACE OF THE SACRED DIMENSION IN THE CHICO BUARQUE'S WORKS: EDUCATIONAL AND LITERARY ASPECTS IN LYRICAL ANALYSIS OF FOUR SONGS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: