Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Camilla da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Nívea Regina Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Bravi, Viviane de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Pigatto, Gessuir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:13:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:13:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.18011/bioeng.2024.v18.1242 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301700 | - |
Descrição: dc.description | In 2016, the United Nations (UN) created the 2030 Agenda, which seeks sustainable management and efficient use of resources, including reducing food waste and waste generation. This agenda is based on the principles of sustainable development and expands on the objectives of the Millennium Development Agenda, encompassing economic development, the eradication of poverty and hunger, social inclusion, environmental sustainability and good governance. In Brazil, actions aligned with the 2030 Agenda have been implemented, regarding sustainable public procurement, regulated by Decree No. 7,746/2012. These contracts promote sustainable practices, such as preference for recycled and biodegradable products. Programs such as the Food Acquisition Program (PAA) and the National School Feeding Program (PNAE) are crucial to meeting the Sustainable Development Goals (SDGs), especially SDG 12, which aims for responsible consumption and production practices. The PAA encourages family farming and sustainability, while the PNAE promotes food and nutritional security in schools by integrating local and sustainable production. These initiatives reflect Brazil's commitment to sustainable development, benefiting the rural economy, reducing poverty and promoting socio-environmental sustainability. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | School of Sciences and Engineering São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | School of Sciences and Engineering São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Brazilian Journal of Biosystems Engineering | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | 2030 Agenda | - |
Palavras-chave: dc.subject | PAA | - |
Palavras-chave: dc.subject | PNAE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable Development Goals | - |
Título: dc.title | Integrating sustainability and food: contributions of the program of food acquisition (PAA) and the national school feeding program (PNAE) in Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: