Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Stirling | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.contributor | Environmental Company of the State of São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Infrastructure and Logistics of the State of São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundação SOS Mata Atlântica | - |
Autor(es): dc.contributor | Columbia University | - |
Autor(es): dc.contributor | Forest Science and Technology Centre of Catalonia | - |
Autor(es): dc.contributor | Re.green | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Resende, Angélica F. | - |
Autor(es): dc.creator | Gavioli, Felipe Rosafa | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Rafael B. | - |
Autor(es): dc.creator | Metzger, Jean Paul | - |
Autor(es): dc.creator | Guedes Pinto, Luís Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Piffer, Pedro R. | - |
Autor(es): dc.creator | Krainovic, Pedro M. | - |
Autor(es): dc.creator | Fuza, Matheus S. | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ricardo R. | - |
Autor(es): dc.creator | Pinho, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Catherine T. | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Danilo R.A. | - |
Autor(es): dc.creator | Molin, Paulo G. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thiago S.F. | - |
Autor(es): dc.creator | Brancalion, Pedro H.S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.pecon.2024.04.002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301663 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301663 | - |
Descrição: dc.description | The Atlantic Forest is a global biodiversity hotspot and a significant provider of ecosystem services to 65% of the Brazilian population. Due to being highly threatened, it is protected by federal law 11,428/2006, which establishes forest use restrictions based on native vegetation successional stages in the Atlantic Forest, with more advanced stages receiving more protection. The classification parameters are established at the state level. However, the parameters employed to classify forest fragments in different successional stages are subjective and imprecise, negatively impacting environmental permitting and related offset policies. Here, we critically assessed the major limitations in applying the 11,428/2006 law and presented alternatives for establishing a more transparent, applicable, legally safe, and effective protocol for identifying the conservation value of forest fragments. We also highlight problems related to sampling, indicators, and methodologies and present guidelines for revising the parameters for applying the Atlantic Forest law and associated state-level resolutions. We suggest an inclusive two-step analysis based on vegetation structure, forest cover history, biodiversity, ecosystem services (social), and landscape indicators. By employing a more technological approach and transferring part of the assessment responsibility to the state-level environmental agencies instead of allowing self-declared reports by landowners, our proposal focuses on the potential for evaluating ecological integrity among different successional classes by forest types. As nearly 90% of the remaining Brazilian Atlantic Forest is located within private lands, improving this legal instrument is essential for protecting the vulnerable biodiversity of this unique and threatened biome. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | “Luiz de Queiroz” College of Agriculture University of São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | University of Stirling, Scotland | - |
Descrição: dc.description | Federal University of São Carlos, SP | - |
Descrição: dc.description | Environmental Company of the State of São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Ecology Institute of Biosciences University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Secretariat for the Environment Infrastructure and Logistics of the State of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Institute of Advanced Studies University of São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Fundação SOS Mata Atlântica, SP | - |
Descrição: dc.description | Columbia University | - |
Descrição: dc.description | Forest Science and Technology Centre of Catalonia, Cataluña | - |
Descrição: dc.description | Re.green, RJ | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Faculty of Agricultural Sciences of Vale do Ribeira, SP | - |
Descrição: dc.description | Centre for Nature Sciences Federal University of São Carlos, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Faculty of Agricultural Sciences of Vale do Ribeira, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: # | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/18416-2) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/24049-5 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/06734-0 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2021/11940-0) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/07712-5 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/14605-0) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/00412-9) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: CTA (# | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: PMK (# | - |
Formato: dc.format | 101-111 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Perspectives in Ecology and Conservation | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecological succession | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecosystem restoration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental permitting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forest regeneration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law enforcement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Offset policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Successional stages | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tropical forest | - |
Título: dc.title | How to enhance Atlantic Forest protection? Dealing with the shortcomings of successional stages classification | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: