
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Valle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolanos, Eliana | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Edwin German | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Eder Pires de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:08:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:08:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14483/23464712.19971 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301596 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301596 | - |
| Descrição: dc.description | This writing is aimed atfuture Science teachers who wantto make visible an increasingly evident reality: the functional diversity of the students who attend the classroom. This is built by recognizing the need to train new teachers who read the realities of their students and propose strategies that allow the meeting of their skills, interests, emotions, perceptions and stories. It is written to configure the experimental activity from two dimensions: one that values the sensitive and multisensory in the teaching of science in the diverse functional classroom, and another that contributes to the initial training from the experience of a group of future science teachers in the course Functional Diversity and Science Teaching. To tell this experience, a narrative design is proposed that seeks to recapitulate three moments: first, the initial conceptions of the protagonists of the story, about traditional laboratory practice, a phrase with which reference is made to the ways of doing experiments during their scientific disciplinary training. Second, the characterization of an experimental activity that produces sensitive effects and from a multisensory perception. Third, the culmination of the experience with the students' learning that results from the analysis of the narrative through the construction of networks that show the transformation of the perspective of experimental activity for the diverse functional classroom, which brings the role of the closer to their interests, contexts and abilities. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Valle, Educ, Cali, Colombia | - |
| Descrição: dc.description | Univ Valle, Fac Educ & Pedag, Escuela Educ Ciencias Tecnol & Culturas, Cali, Colombia | - |
| Descrição: dc.description | Univ Valle, Fac Educ & Pedag, Escuela Educ Ciencias Tecnol & Culturas, Grp Invest Ciencia Educ & Diversidad, Cali, Colombia | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Ilha Solteira, Dept Fis & Quim, Ilha Solteira, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Ilha Solteira, Dept Fis & Quim, Ilha Solteira, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 405-423 | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Francisco Jose Caldas, Fac Science & Education | - |
| Relação: dc.relation | Gondola-ensenanza Y Aprendizaje De Las Ciencias | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimental activity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sensations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | multisensory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | initial teacher training | - |
| Título: dc.title | SENSITIVE AND MULTISENSORY EXPERIMENTAL ACTIVITY IN THE FUNCTIONAL DIVERSE CLASSROOM: CONTRIBUTIONS TO THE INITIAL TRAINING OF SCIENCE TEACHERS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: