
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lippi, Isabella Cristina De Castro | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Yan Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Scheffer, Jaine Da Luz | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Iloran Do Rosario Correa | - |
| Autor(es): dc.creator | Kadri, Samir Moura | - |
| Autor(es): dc.creator | Alvarez, Marcus Vinicius Niz | - |
| Autor(es): dc.creator | Orsi, Ricardo De Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:51:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:51:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301580 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301580 | - |
| Descrição: dc.description | Bees are indispensable pollinators for maintaining both ecosystems and agricultural productivity. However, their populations have been reduced, potentially attributed to habitat loss, climate change, heightened vulnerability to diseases and parasites, and the use of pesticides. Neonicotinoids, acting as agonists of nicotinic cholinergic receptors, have been associated with detrimental impacts on bees, including decreased survival rates. In this study, Apis mellifera L. in their foraging phase were exposed to lethal or sublethal doses of imidacloprid through ingestion or contact. After 1 and 4 hours, the bees were euthanised and stored in an ultra-freezer (-80 degrees C) for transcriptomic analysis. After 1 hour and 4 hours of all treatments, twenty-four genes were differentially expressed, potentially impacting foraging activity and thus pollination, promoting genetic dysregulation, and affecting genes associated with odorant-binding proteins (OBPs) and chemosensory proteins (CSPs). This suppression suggests compromised olfactory function and chemical communication, essential for foraging and pollination. Additionally, metabolic alterations were observed, influencing crucial enzymes involved in carbohydrate and protein digestion, potentially impacting bee performance. Imidacloprid exposure also disrupted the gene encoding a circadian clock-controlled protein, which regulates circadian rhythms essential for behaviours like orientation, navigation, and sleep, all crucial for colony survival. Evidence of an adaptive response to oxidative stress was observed, indicated by increased expression of genes related to hexamerin 70a and vitellogenin. Beyond threats to bee health, substantial economic and environmental impacts are evident, underscoring the urgent need for sustainable alternatives in pesticide management to ensure bee preservation and global food security. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, Ctr Educ Sci & Technol Rat Beekeeping NECTAR, Dept Anim Prod & Med Vet Prevent, Botucatu, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, Inst Biotechnol, Botucatu, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Fac Med Vet & Zootecnia FMVZ, Dept Prod Anim & Med Vet Prevent, Campus Botucatu Dist Rubiao Jr S-N,Caixa Postal 56, BR-18618970 Botucatu, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, Ctr Educ Sci & Technol Rat Beekeeping NECTAR, Dept Anim Prod & Med Vet Prevent, Botucatu, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, Inst Biotechnol, Botucatu, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/10524-0 | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 88887.502119/2020-00 | - |
| Formato: dc.format | 160 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Alma Mater Studiorum, Univ Bologna | - |
| Relação: dc.relation | Bulletin Of Insectology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | honey bee | - |
| Palavras-chave: dc.subject | neonicotinoids | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pesticides | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pollination | - |
| Título: dc.title | Imidacloprid exposure disrupts gene expression in<i> Apis</i><i> mellifera,</i> potentially threatening pollination efficiency | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: