Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC (UFABC) | - |
Autor(es): dc.contributor | CPqD | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Padtec | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Autor(es): dc.creator | Fagotto, Eric A.M. | - |
Autor(es): dc.creator | Bonani, Luiz H. | - |
Autor(es): dc.creator | Rossi, Sandro M. | - |
Autor(es): dc.creator | Marconi, Jorge D. | - |
Autor(es): dc.creator | Abbade, Marcelo L.F. | - |
Autor(es): dc.creator | Aldaya, Ivan | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Uriel R.C. | - |
Autor(es): dc.creator | Belançon, Marcos P. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.optlastec.2023.109948 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301520 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301520 | - |
Descrição: dc.description | In this paper, it is proposed and numerically tested a 4 −THz guard-band-less integrated all-optical wavelength converter (iAOWC) with two four-wave mixing (FWM) stages. The nonlinear media used in each stage is a waveguide with a tellurite core that is buried into a SiO2 substrate. The core is shaped as two interleaved spirals connected in their centers by two arcs of a circle to minimize bend loss. The iAOWC can continuously shift a 4 −THz WDM bandwidth from the C- to the L-band and vice versa. In the physical layer simulations, 80×28−GBaud, as DP-QPSK and DP-16QAM, 50-GHz-WDM signals were propagated, respectively, through typical distances found in ultra-long-haul and long-haul transmission systems. For up to four wavelength conversions, the penalties imposed on the signals bit-error-ratios by the iAOWCs were negligible. In the network layer simulations, blocking probabilities were estimated in the CORONET and PANEUR topologies supposing an incremental traffic scenario. Physical layer results were fundamental for the parameters (route lengths, wideband conversion, and spectral shift) considered in the network layer analysis. All network links could carry up to 160 wavelengths that extended from C- to L-band. It is shown that by using an iAOWC with bandwidth of 4-THz instead of 1-THz, both with the same spectral shift capability, to match the blocking probabilities achieved with OEOWCs, this would lead to a reduction of 50% and 40% in the number of required devices for the CORONET and PANEUR topologies, respectively. Finally, this is the first time that it is reported a joint analysis of the physical and network layers regarding the impact of wideband wavelength conversion on the performance of optical networks, specially using an integrated all-optical device and under real-world traffic scenarios. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Pontifical Catholic University of Campinas, SP | - |
Descrição: dc.description | CECS Universidade Federal do ABC, Avenida dos Estados, 5001, SP | - |
Descrição: dc.description | Division of Optical Technologies CPqD, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP, Câmpus de São João da Boa Vista, SP | - |
Descrição: dc.description | Padtec, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, PR | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP, Câmpus de São João da Boa Vista, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2008/57857-2 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2015/04113-0 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2015/24341-7 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/14485-5 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 574017/2008-9 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Optics and Laser Technology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Impact of wideband wavelength conversion on the performance of optical networks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: