
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Physical Education School of Brazilian Army | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Da Silva, Wanderson Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Angela Nogueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Donofre, Giovanna Soler | - |
| Autor(es): dc.creator | Bratman, Steven | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Paula Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:57:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:57:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-16691-4_87 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301483 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301483 | - |
| Descrição: dc.description | Orthorexia can be understood as a drive for eating foods perceived to be healthpromoting. When this drive includes obsessive thoughts and rigid behaviors about food choices, a person can suffer physical, psychological, and social harms. In the literature, this symptomatology is known as orthorexia nervosa, as it can cause damage in different areas of people’s lives. On the other hand, a drive for healthy eating can also be experienced as a guide to help people make food choices aiming to establish a health-promoting eating habit. This has been named in the literature as healthy orthorexia, but it is not clearly understood yet. The aim of this chapter was to conceptualize healthy orthorexia and explore its forms of evaluation, providing discussion about empirical evidence and practical implications. For that, a background about orthorexia nervosa was also necessary to understand how healthy orthorexia fits into this phenomenon that is still under debate in the clinical and scientific community. | - |
| Descrição: dc.description | Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Graduate Program in Nutrition and Longevity School of Nutrition Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) | - |
| Descrição: dc.description | Division of Research Physical Education School of Brazilian Army | - |
| Descrição: dc.description | Neuroscience and Behavior Department University of São Paulo’s Psychology Institute (USP) | - |
| Descrição: dc.description | AMBULIM – Eating Disorder Department University of São Paulo’s Psychiatry Institute (IPq-HCFMUSP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Biological Sciences Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Biological Sciences Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 1479-1502 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Eating Disorders: Volume 1,2 | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diagnostic Criteria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disorder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eating | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fixation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Focus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Healthy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interest | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nervosa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Non-pathological | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obsession | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orthorexia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pathological | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preoccupation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scales | - |
| Título: dc.title | Conceptualizing and Evaluating the Healthy Orthorexia Dimension | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: