Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | da Graça, Elinalva Priscila Soares | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Priscila Braga | - |
Autor(es): dc.creator | Spiri, Wilza Carla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:59:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:59:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.37689/ACTA-APE/2024AO0001121 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301478 | - |
Descrição: dc.description | Objective: Associate demographic and work data and the empowering behavior of the nurse-leader from the perspective of nursing technicians and assistants. Methods: Cross-sectional and correlational research carried out in a tertiary university hospital in the state of São Paulo. A total of 260 mid-level nursing professionals (nursing technicians and assistants) participated, using self-administered instruments from May to August 2021. To verify the association between the scale classes and the explanatory variables, a chi-square or Fisher’s exact test was performed in the SAS program. Relationships were statistically significant if p<0.05. Results: The profile of the participants was predominantly female, mean age 41.9 years, daytime workers, workload of 36.7 hours and satisfied with their work. The application of the Leader’s Empowering Behavior instrument showed that the domain with the highest average of empowering behavior was “meaningful work” and the one with the lowest average was “autonomy in relation to bureaucracy”. Nursing assistants and technicians who worked during the day did not have other work relationships and were satisfied with it, in addition to observing the leader’s empowering behavior more. Conclusion: Nurses’ behavior to empower their team, from the perspective of technicians and nursing assistants in the studied hospital, was good in most domains, except in the domain “autonomy from bureaucracy”, where it was reasonable. Working the day shift, not having other jobs and being satisfied with the job were aspects of greater empowerment. | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina de Botucatu, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Enfermagem Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina de Botucatu, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Enfermagem Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | ACTA Paulista de Enfermagem | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empowerment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nurse administrators | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing, team | - |
Palavras-chave: dc.subject | Practice management | - |
Título: dc.title | Empowering behavior of the nurse-leader from the perspective of nursing technicians and assistants | - |
Título: dc.title | Comportamiento empoderador de enfermeros líderes bajo la perspectiva de técnicos y auxiliares de enfermería | - |
Título: dc.title | Comportamento empoderador do enfermeiro-líder na perspectiva de técnicos e auxiliares de enfermagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: