
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias E Dias, Thayná Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Sitko, Camila Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Langhi, Rodolfo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240153 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301446 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301446 | - |
| Descrição: dc.description | La Astronomía aún es poco estudiada en los cursos de graduación, especialmente en el curso de Pedagogía, aunque se recomienda impartir este contenido desde los primeros años de la Enseñanza Primaria. Para comprender la relación entre la Astronomía y la formación inicial del pedagogo, esta investigación tiene como objetivo explorar la presencia y las características de la Astronomía en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pedagogía (PPC) presentes en las universidades federales de las capitales de los 26 estados brasileños y del Distrito Federal. Los resultados apuntan hacia la existencia de elementos de Astronomía en solo seis asignaturas, las cuales son analizadas según criterios específicos del análisis de contenido categórico de Bardin. Se considera que esta insuficiencia en la formación de los pedagogos puede conllevar una deficiencia en la formación científica de los alumnos de la Enseñanza Básica. Por lo tanto, surge la necesidad de revisar el currículo de Pedagogía, a fin de contemplar una Educación en Astronomía adecuada para la enseñanza en la Educación Básica. | - |
| Descrição: dc.description | A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Programa de pós-graduação em Educação para Ciência | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Departamento de Física | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Programa de pós-graduação em Educação para Ciência | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Departamento de Física | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais | - |
| Relação: dc.relation | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em Astronomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso (PPC) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial em Pedagogia | - |
| Título: dc.title | A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL | - |
| Título: dc.title | LA PRESENCIA Y LAS CARACTERÍSTICAS DE LA ASTRONOMÍA EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL PEDAGOGO: UN ANÁLISIS DE LOS PROYECTOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS EN BRASIL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: