Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira Ordonho Sigolo, Brianda | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro Silva Casarin, Helen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:02:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:02:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8677359 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301439 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301439 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Information overload (IS) has become a prominent phenomenon in the digital age, where excess information causes cognitive overload. Objective: This study aimed to verify how Information Science studies approach IS related to Cognitive Load Theory (CLT). Methodology: For data collection, a survey of scientific articles and papers presented at events was carried out in the Web of Science and Scopus databases. Twenty-six papers were selected. Using thematic analysis, three thematic categories were identified in the set of papers analyzed: Effects of digital information and communication technologies; Impact on learning; and Misinformation and sharing during the covid-19 period. Results: CLT was used as a theoretical basis for developing conceptual models and testing hypotheses to explain how information systems, through their design and search options, can cause IS. It was also used in the design of learning resources to improve knowledge acquisition and in understanding the misinformation caused by information overload during the covid-19 pandemic. Conclusion: It was concluded that the integration of CLT and IS provides a deeper understanding of the challenges faced by human cognitive capacity, identifying the factors that contribute to IS and the implementation of CLT-based strategies. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Marília SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Marília SP | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Digital de Biblioteconomia e Ciencia da Informacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive Load Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive loads | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive overload | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information overload | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature review | - |
Título: dc.title | Contributions of cognitive load theory to understanding information overload: a literature review | - |
Título: dc.title | Contribuições da teoria da carga cognitiva para compreensão da sobrecarga informacional: uma revisão de literatura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: