Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
Autor(es): dc.creator | Norberto, Matheus S. | - |
Autor(es): dc.creator | Kalva-Filho, Carlos A. | - |
Autor(es): dc.creator | Schneider, Guilherme N. | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Eduardo Z. | - |
Autor(es): dc.creator | Papoti, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:42:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:42:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.70252/PDZK1586 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301249 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301249 | - |
Descrição: dc.description | Literature diverges about the performance improvement after dry-land training. Thus, the objective of the present study was to compare the effect of two models of dry-land training. Twenty-nine swimmers were divided into three groups, combined strength and power training (PTG), only strength training (STG), and a control group (CG). Measurements were taken for six weeks, before dry-land exposure (M1), after four weeks of specific training with exposure to dry-land training by two groups (M2), and after two weeks of taper without exposure to dry-land training (M3). Strength in specific exercises, jumping tests, and 50, 100, and 200m freestyle performance were evaluated on M1 and M3, while hematological and strength parameters in tethered swimming were measured in M1, M2, and M3. PTG showed time-effect improvement for 200, 100, and 50m performance (p<0.014), CG for 200 and 100m (p<0.047), and STG only for 100m (p:0.01). No differences were found in Δ performance between groups. PTG showed improvement in the peak force of tethered swimming on M2 (p:0.019), followed by a decrease on M3 (p:0.003). PTG and STG also showed an increase in creatinine, lactate dehydrogenase (LDH), and creatine kinase (CK) after M2 (p<0.038). Finally, it was concluded that both dry-land training sessions could change hematological parameters and improve physical attributes on dry-land and tethered swimming tests without improving performance. | - |
Descrição: dc.description | Medical School of Ribeirão Preto-University of São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Pernambuco, PE | - |
Descrição: dc.description | School of Physical Education and Sport Ribeirão Preto-University of São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Formato: dc.format | 770-790 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Exercise Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | muscular damage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power | - |
Palavras-chave: dc.subject | strength | - |
Palavras-chave: dc.subject | tethered swimming | - |
Título: dc.title | Two Different Approaches to Dry-land Training Do Not Improve the Water Performance of Swimmers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: