
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Petrus, Wilton | - |
| Autor(es): dc.creator | Pugina, Rosana Letícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Cavalcanti Dos Santos, Adriana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:07:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:07:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-24-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301145 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301145 | - |
| Descrição: dc.description | In this article, we analyze three cartoons by Brazilian graphic artists (Fraga, 2020; Duke, 2020; Silva, 2020a) created to contest hegemonic and oppressive concepts, highlighting the carnivalization and the grotesque body as subversive mechanisms in response to Bolsonaro's speeches during the Covid-19 crisis. Supported by the studies of Bakhtin (2010), Cañizal (2006), and Discini (2006), we seek to understand how laughter and caricature emerge as forms of resistance to authoritarian order. The results suggest that the carnivalization reveals subversive processes that challenge censorship and promote questioning of authoritarianism by ridiculing the univocal discourse of the former president. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo analiza tres caricaturas de artistas gráficos brasileños (Fraga, 2020; Duke, 2020; Silva, 2020a) elaboradas para cuestionar conceptos hegemónicos y opresores, destacando la carnavalización y el cuerpo grotesco como mecanismos subversivos en respuesta a los discursos de Bolsonaro durante la crisis de Covid-19. Apoyados en los estudios de Bajtín (2010), Cañizal (2006) y Discini (2006), buscamos comprender cómo la risa y la caricatura emergen como formas de resistencia al orden autoritario. Los resultados indican que la carnavalización, al ridiculizar el discurso unívoco del expresidente, desvela procesos subversivos que desafían la censura y promueven cuestionamientos del autoritarismo. | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo analisa três charges de artistas gráficos brasileiros (Fraga, 2020; Duke, 2020; Silva, 2020a) elaboradas para contestar conceitos hegemônicos e opressores, destacando a carnavalização e o corpo grotesco como mecanismos subversivos em resposta aos discursos de Bolsonaro durante a crise da Covid-19. Com amparo nos estudos de Bakhtin (2010), Cañizal (2006) e Discini (2006), busca-se compreender como o riso e a caricatura emergem como formas de resistência à ordem autoritária. Os resultados indicam que a carnavalização, ao ridicularizar o discurso unívoco do ex-presidente, desvela processos subversivos que desafiam a censura e promovem questionamentos do autoritarismo. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, FCLAr | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, FCLAr | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade do Sul de Santa Catarina | - |
| Relação: dc.relation | Linguagem em (Dis)curso | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 Pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Carnavalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grotesque Body | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laugh | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartoons | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemia da Covid-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Carnavalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo Grotesco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Riso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Charges | - |
| Título: dc.title | PANDEMIA E DISCURSOS OPRESSORES: CARNAVALIZAÇÃO, RISO E CORPO GROTESCO COMO ATOS SUBVERSIVOS EM CHARGES | - |
| Título: dc.title | PANDEMIC AND OPPRESSIVE DISCOURSES: CARNAVALIZATION, LAUGH AND THE GROTESQUE BODY AS SUBVERSIVE ACTS IN CARTOONS | - |
| Título: dc.title | PANDEMIA Y DISCURSOS OPRESORES: CARNAVALIZACIÓN, RISA Y CUERPO GROTESCO COMO ACTOS SUBVERSIVOS EN SÁTIRAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: