Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catholic University of Pernambuco – UNICAP | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cidrim, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Andrea Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Madeiro, Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Simone Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:43:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:43:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1160247 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301105 | - |
Descrição: dc.description | In this study the spelling errors of the ‘Dyslexic Sight Words - DSW’ list are analyzed according to the semiological classification. The spelling errors were made by schoolchildren with and without dyslexia. The high number of inaccuracies observed in the writing of the Group with dyslexia (GD) was often related to the complexity of syllabic structures and orthographic irregularity. The syllabic structures, in addition to the consonant-vowel (CV) pattern, often pose challenges for all students as they move through the alphabetic writing phase, early in literacy. This classification provides an understanding of the characteristics of Natural Spelling and Arbitrary Spelling, providing support for the teaching-learning of words by dyslexic students and is also relevant for the design of Portuguese language teacher training policies. In the teaching of the orthographic norm, the success and error when writing words should be followed by a reflection (metaorthographic skill) and monitoring of learning, both on the part of the teacher and on the part of the learner, reinforcing the knowledge of spelling patterns that will be triggered as the student is exposed to the explicit formal teaching of spelling. | - |
Descrição: dc.description | Catholic University of Pernambuco – UNICAP, Recife | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University - UNESP. Marília | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University - UNESP. Marília | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Psychology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | handwriting | - |
Palavras-chave: dc.subject | learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | orthography | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching | - |
Título: dc.title | Analysis of spelling errors from the ‘dyslexic sight words’ list | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: