
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Giovana Giardini | - |
| Autor(es): dc.creator | Gratão de Souza, Rogéria Cristiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:55:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:55:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.infsof.2023.107395 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301044 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301044 | - |
| Descrição: dc.description | Context: A good software professional must have technical and non-technical skills, that is, hard and soft skills, to deal with the diverse challenges they will encounter throughout their career. To make this possible, such professional must develop these abilities from the undergraduate. Objective: This research aims to identify the necessary soft skills for future Software Engineers and the teaching methodologies that contribute to developing such skills from the undergraduate, keeping the students motivated. In addition, this study proposes a framework to help educators conduct a teaching-learning process that includes hard and soft skills during the undergraduate of future Software Engineers. Methodology: A Systematic Literature Review was performed on six databases, resulting in 56 selected articles identifying the soft skills and the teaching methodologies desired to train Software Engineers. These were the base for the proposed framework. Results: We proposed a grouping of soft skills found in the literature totaling 33 soft skills. Furthermore, since were found, in the literature, definitions for only 23, this study also defined the other ten soft skills addressed. Regarding the most used and indicated methodologies for developing soft skills in undergraduate students, it was possible to organize them by the principal and auxiliary methodologies. Finally, a framework was proposed to assist in the development of hard and soft skills in undergraduate students, focused on Software Engineering, the FraSSD - Framework for Soft Skills Development. Conclusion: The proposed framework can contribute to educators’ critical thinking about applying the most effective teaching methodologies for developing hard and soft skills in an undergraduate class, improving the teaching-learning process. This study also evidences the most relevant soft skills for Software Engineers, encouraging the constant search to improve their soft skills aligned with their hard skills since graduation. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP), São José do Rio Preto | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP), São José do Rio Preto | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Information and Software Technology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project-based learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soft skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software engineer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Systematic literature review | - |
| Título: dc.title | Skills development for software engineers: Systematic literature review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: